Portais da Vida- Medicina da Vida-Parte I

Por Dr.Mauro Montaury.

 

O conhecimento de vida saudável no Ocidente é baseado no princípio mecanicista da ciência de causa e efeito.

 

O desenvolvimento das primeiras noções de saúde foi ligado às descobertas dos microorganismos que causavam as doenças.

 

A primeira forma de tratamento para as doenças, pré-industrialização ocorreu com a descoberta e descrição dos microorganismos.

 

Em 1877 Robert Koch identifica a bactéria causadora de doença no gato, o Antraz. Relaciona microorganismo causando doença.  

 

Lembrar que a penicilina foi inventada em 1928 por Alexandre Fleming em pão com bolor com Penicilinum chrysogenum ou P.notatum.

 

Em 1796 Edward Jenner inoculou material de vesícula de um paciente com varíola em uma criança de 8 anos, com proteção natural dada pela ordenha de vacas, e não adquiriu a doença varíola quando posta em contato com o vírus.

 

Antes da descrição dos microorganismos, antes da industrialização, antes da produção de agentes terapêuticos contra os microorganismos, o ser humano precisa se conhecer.

 

Na História da Medicina, a descrição no período grego, antes de Cristo, na época de Ouro de Péricles (400 A.C.), Hipocrates descrevia curas pela higiene e a fisioterapia, e princípios diversos de tratamento e um deles é a lei dos semelhantes usada na Homeopatia.

 

Esta pequena introdução foi com a finalidade de fazer uma descrição das lacunas da ciência no tempo e no espaço. Todas as descobertas são ligadas as doenças, microorganismos e terapias envolvendo estas doenças.

 

Vamos falar dos Portais onde fluem a vida e suas conexões, inter relações com os órgãos internos. A preocupação com higiene, uso correto, estimulação de suas funções, equilíbrio energético harmônico de seus portais. São nove os orifícios:

 

A porta da frente, o orifício sexual.

“Sabendo usar não vai faltar, falhar ou acabar”, diz o ditado popular.

O aparelho sexual genital é a porta de frente onde a energia criativa e toda força vital flui, sabendo controlá-la e lacrar hermeticamente, este potencial de energia vital durará mais tempo.

Temos idosos centenários sadios e com vidas moderadas e equilibradas com atividade sexual até passando dos 100 anos.

 

A Porta de trás, o orifício dos nutrientes.

O ânus é considerado a porta de trás e na Medicina Oriental referido como controlador da nutrição. Grande maioria das pessoas não sabe o que comer,quando comer,e como conseqüências não conseguem absorver os alimentos. Jogam a maior parte dos alimentos no vaso sanitário.Daí dizer que sua casa tem “um vaso de ouro”.

A importância de evacuar diariamente para reduzir o acúmulo de fezes no organismo.

Após a evacuação use água para higiene do ânus, quando não dispuser use papel higiênico umedecido. Massageie o cóccix e a região ao redor.Existe muitos vasos, artérias e veias que se entopem podendo provocar hemorróidas. As massagens ajudam ao mesmo tempo prevenir e a curar hemorróidas, assim como dissolver qualquer acúmulo nesta região inferior.

A arte da evacuação é tão importante quando a arte de se alimentar.

Fonte: Auto massagem chi. Método Taoísta de Rejuvenescimento. Autor:Mantak Chia.

 

Comentarios