Médicos Sem Fronteiras-Medicina da Vida. Parte I

Por Dr.Mauro Montaury

É uma organização sem fins lucrativos. Fundada em 1971 por um pequeno grupo de médicos e jornalistas acreditando que todas as pessoas deveriam ter acesso ao socorro médico de emergências .

É uma das primeiras organizações que oferece cuidados médicos urgentes e em calamidades, alem de chamar atenção para as condições de vida das populações assistidas.

É um movimento internacional médico e humanitário com escritórios em 22 países.

Participaram em 2008 mais de 25 mil médicos, enfermeiros, profissionais de saúde diversos, além de logística de administração, financeiro e engenheiro de água, saúde pública, atendendo pessoas em 65 países.

Desenvolve uma série de projetos adaptando as necessidades dos pacientes e das situações envolvidas.

Levam socorro às populações em perigo e às vitimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer descriminação racial, religiosa, filosófica ou política.

 

 

Médicos sem fronteiras trabalham com neutralidade e imparcialidade reivindicando em nome da ética médica universal e do direito à assistência humanitária, a liberdade total e completa do exercício da sua atividade. Empenham em respeitar os princípios deontológicos da sua profissão e em manter uma total independências em relação a todo poder, bem como a toda e qualquer força política,econômica ou religiosa.

 

 

Em 1999 receberam o Prêmio Nobel da Paz.

 

 

Realizam recrutamento voluntário no mundo todo.Médicos Sem Fronteiras 

 

Segundo relatório anual de 2007, em relação aos recursos financeiros, são gastos em:

  • 83% dele em projetos de assistência médica e humanitária.
  • 11% em ações para conseguir mais apoio de doadores.
  • 6% em custos de administração.

Mantenha contato com MSF, via email: info@msf.org.br  

Colabore com Médicos Sem Fronteiras, através do Cupom de Apoio e Solidariedade, mais informações: site: www.msf.org.br + email: doador@msf.org.br + tel:21 2215-8688

Em 2008, MSF anunciou que aplicará 18 milhões para Dndi (Iniciativa para Medicamentos para Doenças Negligenciadas), como Chagas, Leishmaniose visceral, Doença do sono.

Comentarios