GRIPE, ALIMENTOS, FITOTERÁPICOS, HOMEOPATIA E CUIDADOS GERAIS.

 

Por Dr.Mauro Montaury.

 

Devemos ter em conta que o estado gripal é um treinamento imunológico com a finalidade que o organismo alcance o equilíbrio que é a saúde.

 

É necessário que compreendamos que ausência de doenças não é saúde. Este Estado de Saúde ocorre quando apresentamos um equilíbrio funcional onde não ocorra deficiências de órgãos e dos diversos sistemas e a nossa totalidade se auto desintoxica.

 

Nossas funções estão em total homeostase, equilíbrio interno de todas as funções, quando no Estado de Saúde.  Seja na parte: hormonal, funcional, mental, emocional, imunológica, psíquica, excretora, espiritual, absortiva, etc.

 

O que podemos fazer para avaliar o indivíduo na sua totalidade, quando com estado gripal eventual ou de repetição? Todo dia vários pacientes com estado gripal apresentam para atendimento e geralmente as queixas se repetem. Falam:

 

Tenho alimentação normal, como arroz, feijão e carne. Geralmente não comem frutas, verduras, oleaginosas, leguminosas, brotos ou proteínas vegetais. São carnívoros.

 

Vem muitos pacientes fumantes de ½ a 2 carteiras de cigarros/dia por pelo menos mais de 20 anos, quando não são portadores de bronquite crônica, asma brônquica, enfisema pulmonar, apresentam cânceres de boca, pulmão, laringe com radioterapia ou outras patologias decorrente do uso crônico do tabaco. São fumantes ativos ou passivos de repartições.

 

Stress leia o post ”Stress, estafa, o que significa e o que existe por trás” no site.

 

Estão por exemplo, para apresentar trabalho no final do semestre, com mais de 20 matérias, só dormindo 2 horas/dia, no período de 7 dias. Stress pessoal, profissional, no trabalho, na família, etc.

 

Tem acontecido pela entrada do inverno no hemisférico sul, a baixa da temperatura ambiente, e conseqüentemente a desregulação corporal das pessoas.

Tinham se acostumado ao descontrole térmico ambiental com calor no inverno, e esqueceram que o inverno normal faz frio e é úmido.

 

Lembrar que na Homeopatia existe medicação feita com vários vírus da gripe da Ásia e Europa quando das primeiras patogenesias. Apresentam os principais sintomas da gripe e não ocorre efeitos colaterais encontrados nas vacinações convencionais.Existe quase uma centena de medicamentos homeopáticos para estado gripal individualizado.Existe mais ou menos 25 medicamentos, quando no final do estado gripal, na convalescência, período de retorno a saúde após a doença, na Medicina Homeopática.

 

É importante lembrar que existem remédios caseiros e alimentos que podem ajudar:

  • Chás de gengibre, canela, cravo, mingau de aveia, trazem calor para nosso Corpo Calórico tão comprometido pelos produtos industriais ou processados.
  • Quando fizeram abuso alimentar ou problemas digestivos usarem: chá alcachofra ou alimento alcachofra é melhor ainda.
  • Os alimentos alcalinos ajudam como: mamão, alcachofra, vagens, cebolas, alhos, brotos.
  • Lembrar das sopas de legumes com: batatas, abóboras, mandioquinhas, cenouras, batatas, etc. Frutas e verduras principalmente da temporada como: bananas, uvas, maçãs, peras, mamão, laranjas, limão, tangerinas, etc.
  • Antes de se deitar a noite não coma gorduras, frituras, álcool, ou proteínas de origem animal.
  • Prefira carboidrato complexos tipo: suco de uva natural, iogurte natural, pães integrais com alface, cenoura, rúcula, radite, ricota, beterraba, salada de rabanete vermelho, pepino e vagem, no período noturno.
  • Vá dormir cedo e não ligue a TV. Fiquem uns dias sem hiper estímulos visuais e auditivos, causa de stress nos órgãos neuro sensoriais. Escute o silêncio interior.
  • Quando o paciente apresentar dor de garganta fase inicial, não usar qualquer tipo de antiinflamatório oral ou injetável. Não se automedique.O gargarejo com chá de casca de romã 1 a 4 x ao dia é muito útil,tomando após cada gargarejo 1 xícara do chá limpo.
  • Quando o paciente apresenta tosse com catarro e não consegue fluidificar ou é espesso, recomendamos por 5 a 7 dias o método dinamarquês que é 1 dente de alho descascado em 1 copo d’água repousado por 12 horas e à noite tomar a água de alho, jogando o alho fora. Geralmente o paciente fluídica suas secreções pelo uso da alecina, o ácido gárlico, ácido fraco que rompe as pontes de sulfatos das proteínas nas secreções.

NÃO FAÇA AUTO MEDICACAÇÃO.

As informações contidas neste blog são de caráter informativas, educativas, reflexivas e não servem para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Procure o profissional médico ético, qualificado e de sua confiança.

 

Autor: Mauro Montaury de Souza.

Por Mauro Montaury Data:Jan 9, 2010 Comments :
 

4 Comments for this post

 
get him back advice Says:

This is really interesting, You are a very skilled blogger.I have joined your feed and look forward to seeking more of your fantastic post.Also, I’ve shared your site in my social networks!

 
 
 
Janeece Says:

Hey, you’re the goto expert. Thanks for hnagnig out here.

 
 
Han Paben Says:

I believed it would definitely be several boring older post nevertheless I’m happy I stopped at. I may post a link to these pages on the blog. I am sure my visitors will find that handy.

 

Leave a Reply