OBESIDADE. Parte 1

Por Dr. Mauro Montaury.

 

Existem muitas explicações e diversas terapias para tentar dimensionar o problema da obesidade na Humanidade.

 

Quando se tem muitas teorias não existe apenas uma que seja a detentora da Verdade.

 

Porque as pessoas nos EUA têm maior probabilidade de engordar do que em outros países?

 

Pesquisas feitas em todos Estados Norte Americanos, ao longo de quinze anos chegaram a conclusão interessante que os americanos têm 75% de possibilidade de engordarem. Isto também se aplica as pessoas do mundo inteiro que tem hábitos alimentares semelhantes aos deste povo.

 

Vejamos situações que acontecem frequentemente com esta população em especial:

 

A- Apresentam um metabolismo lento

Ao se alimentar o seu metabolismo não queima o alimento rapidamente e o alimento acumula-se em gorduras. O organismo tem certos órgãos e glândulas que ao ser ativadas transformam queimam esta comida em energia.Destes órgãos fazem parte: a tireóide, o pâncreas, o fígado, a vesícula, o estomago, o intestino grosso e delgado. A causa do mau funcionamento são várias:

  

Tireóide hipoativa.

  • Os obesos geralmente apresentam uma tireóide hipoativa, isto é, a capacidade do seu organismo de converter comida em energia é baixa e sua comida acumula em gordura.
  • Ignoramos que o flúor na água pode levar a isto, o que não acontece noutros países onde ele não é usado. Acrescentamos o uso descriminado nas pastas de dentes e na utilização em prevenção de cáries dentárias. 
  • Não podemos esquecer o problema do iodo, que hoje em dia é colocado junto ao sal com o intuito de prevenção de bócio endêmico.
  • O processo de stress crônico da população urbana desgasta os reservatórios desses hormônios e consome minerais essenciais.
  • Por ser uma glândula de metabolismo etérea e vital, ela é mais susceptível as substâncias tóxicas encontrada na dieta da civilização. Encontramos cada vez mais as lesões desta glandula por sequela de radioterapia, quimioterapia e iatrogenia cirúrgica. 
  • Os alimentos industriais e processados como açúcar refinado, farinha de trigo industrial não integral agridem o organismo como um todo e a glândula tireóide em especial.
  • A proteína animal gera leucocitose reacional que gera inflamação levando a tumoração e a estimulação depositária de gordura no corpo.

  

Pâncreas disfuncionante.

  • Dentro deste órgão existe a liberação de secreções internas e externas.
  • As secreções internas são hormônios principalmente insulina, glucagon e hormônio do crescimento.
  • As duas principais patologias ligadas à insulina pouco ou deficiente são: a doença Diabetes Mellitus e o aumento dos níveis de insulina, o hiperinsulinismo. Um ou outro ou ambos podem existir no obeso.
  • As secreções de eliminação externa para a luz intestinal são para a digestão de diversos alimentos como gorduras, carboidratos (açucares), proteínas.
  • Os obesos liberam mais rápido a insulina que os magros, além do fato que a gordura corporal excessiva funciona como fator de resistência a ação da insulina.
  • Os aditivos alimentares interferem nestas secreções. Não existe preparação no processo digestivo para estimular a secreção pancreática.
  • Consumimos mais açúcar processado em quase todos os alimentos sozinho ou na composição industrializada.
  • Não temos uma alimentação viva, biológica, natural e integral, além de não respeitarmos as nossas secreções gastrointestinais e nem o nosso relógio biológico interno.
  • Açúcar branco industrializado e farinha branca estimulam a liberação de insulina e de hormônio do crescimento aumentando o processo inflamatório e estimulando depósito de gordura e também acarretando estimulação tumoral.

 

Todos os processos metabólicos e vitalizantes entram na grande usina que é o fígado. Ele produz e guarda reservas energéticas, hormonais, imunológicas, e é o grande órgão regenerador do organismo.

 

Autor: Mauro Montaury de Souza.

Por Mauro Montaury Data:Jan 27, 2011 Comments :
 

1 Comment for this post

 
barack obama central Says:

This is very interesting, You’re a very skilled blogger.I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.Also, I have shared your web site in my social networks!

 

Leave a Reply