Vida Verde. Parte II.

POR Dr.Mauro Montaury de Souza.

É possível modificar nossos vícios alimentares ou modificar alimentos tão contaminados que são vendidos nos centros agrícolas da periferia das cidades, vindas dos seus cinturões verdes que usam substâncias tóxicas na produção de alimentos?

A grande revolução alimentar é o uso de vegetais de uso não habituais e que por serem resistentes as pragas convencionais e de alto teor nutricional enriquecem o prato do brasileiro. Existem bons trabalhos do Ministério da Agricultura e de diferentes universidades.Segue no Post.

O Ministério da Agricultura distribuiu orientação das hortaliças não convencionais para estimular a produção de alimentos habituais e ampliar o leque da alimentação não contaminada e de fáceis cultivo.PDF HORTALIÇAS NÃO CONVENCIONAIS.

Existem dezenas de hortaliças não convencionais. As mais conhecidas elencamos abaixo:

inhame, taió, taraxacum (dente de leão), serralha, capuchinha, chicória, bertalha, azedinha, araruta, almeirão de árvore, chuchu de vento, ora por nobis,beldroega, capiçoba, etc

VÍCIO ALIMENTAR DOS MESMOS ALIMENTOS

Temos um vício alimentar usando aproximadamente somente cento e cinquenta(150) espécies de plantas, quando existem mais de 27.000 plantas que se pode usar para alimentação.

Diferente de VÍCIO ALIMENTAR (do vício de comer-alimento como droga,compulsão,comer rejeitar para não engordar,etc).

A FAO- Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura orientou a população geral ao consumo de insetos devido a sua rica fonte proteica e concomitantemente reduzindo a disseminação de besouros e grilos, pragas tão graves para a produção de alimentos, além de preservar o ecossistema do solo. O objetivo da organização é o problema da fome no mundo e o não uso de agrotóxicos.

As plantas alimentares usadas diariamente para consumo, não passam de 20 por dia e cerca de 100 no período de um ano. São mais de 27 mil  espécies que podem ser usadas para nos alimentar.

Os alimentos básicos da America do Sul, lado brasileiro, eram: mandioca, batatas, inhames, taiós, tubérculos alimentares. No lado andino o representante básico era o milho, o “maiz”, isto é, grandes grãos de milho e com mais de 300 tipos diferentes. Com a Expansão Europeia das Grandes Navegações o povo português e o espanhol trouxeram nas caravanas o arroz e o trigo, difundindo este cultivo em solo tão nutritivo, mas não preparado para este cultivo como o meso oriente e oriental na Europa e Ásia.

Não podemos esquecer das caixas de bacalhau português e dos países escandinavos, que chegavam para a Coroa Portuguesa no período escravagista. sustento da Classe Imperial Portuguesa. Com a sobra das partes não nobre e desprezadas dos porcos o povo africano transformou num prato famoso junto com o feijão a nossa feijoada brasileira.

Passado 5 (cinco) séculos, mais que 50% das espécies alimentares consumidas em solo brasileiro são de origem da Europa e da Ásia. No seu cultivo aqui (arroz e trigo), gastamos bilhões de dólares na preparação do solo e no uso de sementes modificadas e no consumo de toneladas de pesticidas.LINK BRASIL CONSUMO AGROTÓXICOS.

O Brasil importa mais de 60% de todo trigo consumido e cerca de 90% dele é produzido na região sul.

As modificações genéticas e hibridizações dos cereais: milho, trigo, soja foram feitas na década de 50 e 60 nos centros de pesquisa agrícola da serra gaúcha com tecnologia americana.LEMBRAR DO PAI DO TRIGO DO RS. DR. IVAR BECKMANN e as mutações genéticas do trigo e as doenças geradas.

O trigo adoeceu e gerou na população : obesidade, diabetes mellitus, dislipidemias, artroses, demências, intolerância ao glúten e doenças afins, além de doenças autoimunes -BARRIGA DE TRIGO.

ALIMENTO - MATO SAUDÁVEL E NUTRITIVO.

Podemos aprender a comer mato saudável, nutritivo, de baixo custo e sem agrotóxicos. Gerando uma dieta saudável e geradora de saúde alimentar na dieta do brasileiro. O cultivo desses alimentos não precisa de agrotóxicos o que por si só não gera doenças e nem economia escravizantes e dependente das inúmeras industrias farmacoquímicas. É UMA REALIDADE NACIONAL.

O conceito vida verde, viva verde vida, trás a mesa do brasileiro alimentos com saúde e com nutrientes riquíssimos. Vida com qualidade. PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS.

Por Mauro Montaury Data:Jul 31, 2016 Comments : 0
 
 

Vida Verde. Parte I.

Por Dr. Mauro Montaury de Souza.

A vida surge da vida. Da morte não surge a vida. Não existe vida sem movimento da vida. MOVIMENTO DA VIDA. DR.MATHIAS RATH.

A Medicina da Vida se preocupa e orienta pela educação da vida, dos bons hábitos alimentares, atividade física regular, vida contemplativa / reflexiva. Uma vida sem o stress urbano sem a civilização da morte e das doenças advindas pós-industrialização com produção e consumo maciço de produtos químico-tóxicos para a saúde humana.

Aprendemos com as grandes civilizações que preservaram o conhecimento das suas tradições. Guardaram e divulgaram seus ensinamentos boca ouvido perpetuando sua sabedoria. Apresentaram poucas doenças, evitaram os seus vícios e maus hábitos e desenvolveram talentos nas suas comunidades. São as civilizações que possuíam colegiado dos anciãos e desenvolveram antropologia social e cultural voltada para sua evolução de vida.

Com o conceito Vida Verde tentamos minimizar os milhares de agrotóxicos usados abundantemente e que assassinam a saúde do povo brasileiro e da população mundial.

O agricultor desinformado e/ou teimoso e ignorante( falta de conhecimento), acredita que se não usar agrotóxicos não vai ter produção e lucro. Não sabe mais produzir alimentos sem venenos, sem agrotóxicos, sem toxicidade, sem doenças, sem cânceres para si e seus familiares. Existe toda uma população que consome seus produtos agrícolas.

Não sabem produzir sem sementes transgênicas, sem sua economia local atrelada as megas industriais farmacoquímicas imperadoras e fornecedoras mundiais de adubos e defensivos agrícolas, geradoras de doenças globais. É a industria de doenças e mortes escravizantes do ciclo pesticidas-doenças, remédios e mortes.Criada pela Revolução Verde.

A Medicina deveria se preocupar com as doenças geradas no trabalho com agrotóxicos em um século de vida de uma família como: doenças psico comportamentais (insônia, irritabilidade, cefaleias, depressão, agressividade, consumo de drogas, suicídios, homicídios, distimias, alterações cognitivas e comportamentais); cânceres de sistema vitais e locais como: pulmão, rins, intestino, boca, medula, linfático, óssea, sistema digestivo, cérebro, fígado, órgãos reprodutivos. Eram gerados em uma vida doenças com caracteres genéticos comprometendo sua descendência hereditária. Sua Biografia Humana.

As doenças mentais cérebro degenerativas são diretamente relacionadas e causadas pelos agrotóxicos tipo demências vasculares e Alzheimer, Doença de Parkinson e Síndrome de Korsakoff acrescida com etilismo e drogas.Esta população apresenta grande consumo de alcoólicos e de drogas.

Existem soluções para este sério problema mundial?

O que se pode fazer na atualidade?

Primeira resposta: Um indicativo prático o filme ” Um homem, uma vaca, um planeta”. Experiência do engenheiro agrônomo biodinâmico antroposófico australiano Dr. Peter Prodoctor

Segunda resposta: Temos que aprender com a maior vivência nutricional e experiência alimentar mundial que ocorreu no período da Primeira Grande Guerra, na Dinamarca. Este país sofreu um boicote econômico que bloqueou entrada de alimentos, produtos industriais e cereais. Encarregaram o Dr. Mikkel Hindhede de realizar o programa de racionamento de alimentos. Ficou registrado a menor incidência de mortes por doença na história do país: 34% a menos que a média dos dezoito anos anteriores, fato que torna difícil não fazer também uma relação entre a dieta vegetariana e a diminuição na taxa de mortalidade.SOLUÇÃO FOME MUNDIAL.

Com o boicote econômico e alimentar, os cereais que alimentariam os animais de corte e abate, foram usados para alimentar o povo dinamarquês. Nesta década posterior ao boicote econômico comprovou-se a menor incidência de doenças apopléticas (infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais) e de doenças crônicas degenerativas. Melhorou a saúde do povo escandinavo.

As doenças podem ser facilmente controladas e evitadas, o que dificultam são nossos vícios ou maus hábitos e o ganho secundário da indústria da doença e da morte (alimentos irradiados, conservantes, pesticidas, agrotóxicos, hormônios, metais pesados, radiação eletromagnética).Falta política de não violência.

É possível modificar nossos vícios alimentares ou modificar alimentos tão contaminados que são vendidos nos centros agrícolas da periferia das cidades, vindas dos seus cinturões verdes que usam substâncias tóxicas na produção de alimentos?

Hortaliças não convencionais.

O Ministério da Agricultura distribuiu orientação das hortaliças não convencionais para estimular a produção de alimentos habituais, nutricionais e ampliar o leque da alimentação não contaminada e de fácil cultivo.PDF. MANUAL HORTALIÇAS NÃO CONVENCIONAIS.

Por mauro montaury de souza Data:Dez 3, 2015 Comments : 0
 
 

Ciclo da Vida, Renovação da Saúde e Transformação da Alma.

Por Dr.MauroMontaury

Precisamos aproveitar este período de trégua entre guerras e calmaria, na reviravolta interna, para se sintonizar com A Grande Alma do Universo.

Estamos neste mês e em especial nesta lacuna do tempo sob influência da energia cósmica universal.

A sincronicidade se faz presente no coração dos homens e transforma nossa interioridade em giros quânticos fraternos em todos os seres vivos.

A ocorrência desta mágica eleva a consciência de todos os seres humanos e somente nas suas virtudes, nos seus pensamentos bondosos e compassivos ascendemos a um nível vibracional que faz toda humanidade se aproximar dos seres de luz.

LUZ É LUZ, luz é lucidez, é amor e transmuta, alquimiza, modela nosso interior pela energia mais profunda que transformar a tudo e a todos.

Sintonizemos com a Mãe Natureza e escutemos seu som primordial. Sua energia de luz, alimento e alento para o corpo e a alma e que elevam nosso espírito à criação.

Sejamos filhos da Terra e pais/mães da Natureza e sintonizemos com a vibração primordial para ascendermos a Consciência Universal.

Saúde e Paz.

Por Mauro Montaury Data:Dez 26, 2013 Comments : 0
 
 

Movimento da Vida. Parte I

POR Dr.Mauro Montaury.

O movimento gerado pela idéia da Vida, o conceito de saúde com desenvolvimento pessoal deve ser baseado na Sustentabilidade do Ser Humano sadio, equilibrado, são, em si, no seu ambiente natural, no seu solo saudável e no mundo ao seu redor.

A qualidade de vida inicia com o cuidado com o alimento, na obtenção de alimentos não transgênicos, de fonte orgânica, isento de pesticidas, agrotóxicos ou outras substâncias tóxicas. Alimentos bom, limpo e justo. SLOW FOOD.

Devemos na medida do possível usar alimentos frescos com controle de qualidade e isento de impurezas. Os ciclos da natureza e os ritmos dos vegetais e dos animais precisam ser ecologicamente harmonizados. Podemos juntos ajudar a criar um mundo justo, pacífico, saudável e sustentável. CHOPRA.

Devemos gerar Comunidades Auto-Sustentáveis, com sistemas energéticos não poluidores, pessoas sadias, moradias confortáveis, ecológicas, vitalizantes e sistemas de cultivo orgânicos com AGRICULTURA BIODINÂMICA.AGRICULTURA BIOLÓGICA. , PERMACULTURA e SISTEMA AGRO-FLORESTAL. Pessoas que busquem crescimento espiritual, social e antropologicamente equilibrada. ECOVILLAS.

Cada vez mais existem doenças ligadas aos processos industriais e as formas de produção e que não respeitam o equilíbrio humano em toda sua plenitude. Quando rompem este tênue equilíbrio da saúde são geradoras de stress e doenças. Esta nova adaptação para esta nova forma de viver muda a forma de viver habitual. São chamadas de Doenças da Civilização .Dr. Buker Haus.

Não podemos nos confundir com a idéia preconcebida de que Saúde e Doença são polaridades e que podemos direcionar ou modificar elas só mudando parâmetros. É UM CONCEITO ERRADO. São situações diametralmente diferentes e que não podem ser conquistados com dinheiro ou com fármacos ou com psico-fármacos como na atualidade onde existem pílulas coloridas para cada tipo de emoções como:

  1. Ereção, (azul, sildenafila, bloqueador do canal de cálcio nos corpos cavernosos melhorando a ereção).
  2. Prazer, (não sei qual vai ser a cor, parece que vai ser rosa, usando o principio da ação do hormônio ocitocina e dando sensação de prazer e orgasmo).
  3. Felicidade, (produtos derivados dos comprimidos semelhantes ao êxtase droga, derivados de drogas alucinógenas).
  4. Sonhos (remédios indutores de sono artificial ou derivados benzodiazepínicos).
  5. Humor, (todos os produtos psicofarmacos usados como antidepressivos inibidores semi seletivos da serotonina).
  6. Tristeza (remédios antilágrimas, mas não solucionam os conflitos e nem dão fortaleza para enfrentá-los).

Lembrar a frase do Dr. Are Waerland que diz que não existem doenças e sim maus hábitos ou vícios, como: SAL, AÇÚCAR, TABACO, ÁLCOOL, ESTIMULANTES COMO CAFÉ, EXCESSO PROTEINA ANIMAL E PRODUTOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS.

Ele vivia numa época próxima da 2ª Grande Guerra e  não existiam essa proliferação dos agrotóxicos. AGROTÓXICOS.

Não existia a hiperproliferação das substâncias químicas e nem a psicofarmacologia das drogas milagrosas desenvolvidas na 2ª GGM e nos seus estudos posteriores. Geraram os grandes conglomerados da indústria química e a total dependência dos países dependentes dessas tecnologias. Dr. Mathias Ruth. MOVIMENTO DA VIDA.

Os agrotóxicos, antes produtos químicos, eles foram usados e inventados nas guerras com finalidade de genocídio como fez Saddan Hussein na população curda no Norte do Iraque. Como sobraram das guerras, e estas tinham terminadas, a criação química excedente foi usada para matar as vidas dos microorganismos do solo e dos que estão junto dos alimentos e adoecemos juntos.

Lutemos pela Vida em toda sua infinita existência. Dr. Peter Prodoctor. Um homem, uma vaca, um planeta. UM HOMEM, UMA VACA, UM PLANETA

Por Mauro Montaury Data:Jan 20, 2013 Comments : 0
 
 

SUCO VERDE ÁCIDO OU ALCALINO???

cestafrutasverdurasoleaginosaschao1

Por Dr. Mauro Montaury.

O suco verde ou suco do sol é assim chamado, por ser vital e possuir dentro dele nutrientes que ao usarem as energias dos elementos (terra, água, fogo e ar) vitalizaram as substância nutricionais contidas nestes alimentos pela estimulação do princípio etérico da energia solar.ALIMENTAÇÃO.

Possuem dentro deles alimentos biogênicos, bioativos e brotos germinados.DESPENSA VEGETARIANA

O ser humano quando ainda não conseguiu desenvolver uma alimentação viva e ingere produtos alimentares intoxicados, potencialmente putrefeitos e de difícil depuração (carnes animais, alimentos concentrados, substancias tóxicas da industrialização), seu catabolismo é muito ácido e agravado principalmente quando apresenta processos deficitários presentes e depurativos comprometidos.VEGETARIANISMO.

A escolha do suco verde deve ser de preferência alcalina para combater o excesso de substâncias ácidas no sistema metabólico alimentar. Precisa ser depurativa e desintoxicante.COMER CRU.

Se o indivíduo necessitar de um jejum curativo os sucos alimentares neste processo, com finalidade desintoxicativa, depurativa e curativa, necessitam ser somente de substâncias alcalinas para regulação e ativação da normalidade no sistema digestivo-depurativo iônico eletrolítico.

Muitos médicos no Mundo todo desenvolveram processos curativos ao longo de milênios de civilização.

É preciso lembrar do Dr.Are Waerland e de seu método alimentar terapêutico e curativo. Baseava na observação da Natureza e dos primatas. Nos 2 processos de doenças: Nutricional e Intoxicativo.

Seu conceito máximo: “Não existe doenças e sim maus hábitos (vícios), retire eles e as doenças desapareceram gradativamente”.CURA NATURAL.

É muito difícil hoje em dia uma alimentação totalmente fresca isenta de produtos industriais e sem as 5000 substâncias industriais. Estão envolvidos neste processo de fabricação de alimentos seja na produção, transporte ou armazenamento dos alimentos.

É preciso que tenhamos alimento orgânico,natural,integral,sadio e ecologicamente justo.REVOLUÇÃO PELA VIDA. SLOW FOOD.

Cada dia mais vemos a população como um todo e o doente em especial , voltado para a preocupação

em seu correto alimentar. Sentimos que a maior dificuldade envolve a apressada corrida diária e os hábitos envolvendo a sua cultura familiar alimentar. A mudança alimentar para a cura precisa ocorrer e necessita desempenho individual.É preciso alimentar nossa Alma. CASHER.

Autor: Mauro Montaury de Souza.

Por Mauro Montaury Data:Ago 16, 2012 Comments : 0
 
 

Câncer,Unidade,Imunidade e Integridade.Parte I

Por Dr.Mauro Montaury      

Câncer, o que é e o que significa ser possuidor de um câncer?

 

É coisa ruim?

 

É maligno ou benigno?

 

O que vem embutido com esta doença e qual estigma que adquiro com isto?

 

Preciso operar?

 

Fazer quimioterapia ou radioterapia?

 

Existem outras formas de tratamento menos agressivas e traumatizantes?  

 

Aguardamos todos os resultados de exames para decidir o que fazer?

 

Não fazer nada?

 

É preciso saber que só desenvolve câncer quem pode e não quem quer”.

 

O Ser Humano para adquirir um câncer qualquer necessita de uma imunossupressão para que isto ocorra. O Estado Mental próprio e Stress correspondente. Possuímos um sistema imunitário vigilante que diariamente entra em funcionamento nos protegendo contra nossas próprias células anômalas. Dr.Ralph Steinann-cels dendríticas.

 

O que aconteceu dentro de mim que um determinado grupo de células em determinado lugar do meu corpo se rebelou contra a minha unidade?

 

Quais as causas na minha saúde deficiente que criaram lacunas na minha defesa que propiciaram que um grupo de células cancerígenas proliferasse?

 

“Não acorde o câncer que está em você\” no You Tube-Dr. David Servan

 

“A cura do cancer\”Dr.Tullio Soncini

Precisamos voltar a ter uma saúde perfeita e sentirmos jovens. Acrescentar momentos de alegria e satisfação em viver. Sentir felizes e cheios de ânimo. Estarmos em total sensação de mansidão com consciência de estar em harmonia conosco e com tudo que nos rodeia.

 

O vitalismo como forma de incorporar as diversas energias no seu sistema e harmonizar com a Consciência Universal ou Mente Universal.Dr.GabrielCousens

 

 A homeopatia unicista através da busca pelo similium do paciente procurando a medicação no seu Reino da Natureza específico e individualizado.Dr.Rajan Sankaran

 

 Nova concepção na Gênese do Câncer do Dr. Ryke Geerd Hamer. Nova Medicina Germânica. ”Busque o câncer na célula e encontrará um erro de codificação do cérebro”. Revolucionou a forma nova de pensar no câncer e o instante que se resolve o conflito. Tudo cientificamente confirmado por Tomografia Cerebral, onde primeiramente se manifesta como Síndrome de Dirk Hamer (edema cerebral localizado do conflito mental), a Lei do Ferro do Câncer relacionando a localização do tumor no corpo com o tipo específico de conflito, a doença câncer, a resolução do problema e a paralisação da doença. Acabaram explicando as leucemias infantis, a epilepsia, o infarto do miocárdio, as crises de angina pectoris e as enxaquecas entre outras doenças através dos conflitos e as simpatotonias. Nova Medicina Germânica.

 

 

Por Mauro Montaury Data:Fev 27, 2012 Comments : 0
 
 

Portais da Vida- Medicina da Vida-Parte II

Por Dr.Mauro Montaury.

Após escrever sobre a porta da frente, o orifício sexual e a porta de trás o orifício dos nutrientes, o ânus.

 

 

Escreveremos sobre as aberturas do corpo.

 

 

Sete são as outras aberturas do corpo:

 

  

 

OLHOS.

 

 

Os olhos são a abertura do fígado.Geralmente são 2 olhos,duas aberturas.

 

Muitas pessoas lavam o rosto, mas não lavam os olhos.

 

Pessoas que trabalham fora estão expostas as minúsculas partículas que entram nos olhos e nos canais lacrimais entupindo eles. Não esqueça de massagear estes canais.

 

Lave os olhos com água fria, limpa ou fervida. Use uma vasilha para poder mergulhar o rosto.Abra os olhos dentro de água e gire-os. Limpa todos os componentes de sujeira e ajuda a manter mais desperto.

 

Os olhos mostram a raiva contida no seu fígado. Mostram seu humor e fala do seu ânimo e de sua vitalidade.Existe exercícios que ao melhorar os olhos ajudam a melhorar seu fígado.

 

Muitas pessoas passam tempo demais diante da televisão. Aproveite este tempo para fazer massagem chi nas mãos e nos pés.Use parte deste tempo para relaxar e fazer meditação da mente vazia.

 

 

OUVIDOS.

 

Os ouvidos são a abertura dos rins.Geralmente são 2 ouvidos.Duas aberturas.

 

Na nossa embriogênese as células embrionárias dos rins migram de células ao redor do pavilhão auricular, na cabeça e desce verticalmente na linha mediana no interior do corpo humano e se estabelece na região das lojas lombares renais.

 

Os rins auscultam os componentes bioquímicos sanguíneos de todo o volume de 150 litros dia que passam pelos rins.

 

Na representação holográfica da orelha externa os pontos de acupuntura local são chamados de auriculopuntura, pois todos estão representados ali. São 120 pontos e muitos acupunturistas usam para curar muitas enfermidades e controle de peso.

 

 

EVITE USAR PIERCING NAS ORELHAS PARA NÃO ADOECER.

 

PIERCING NA LÍNGUA INTERFERE NA SALIVAÇÃO E IMUNIDADE.

 

 

Limpar e exercitar eles farão ficarmos alerta evitando a perda da audição.

 

Usando uma toalha úmida e limpa massageie os ouvidos, o pavilhão como o canal do ouvido. Evite colocar qualquer objeto dentro do conduto.A cera é a proteção contra excesso de barulhos e lubrificação natural dos ouvidos.

 

Existem muitos exercícios massageando anterior e posterior das orelhas; o pavilhão da orelha; o lóbulo da orelha puxando para baixo; manobras do ouvido interno soprando internamente como mecanismo de descompressão feitos com suavidade; estalando dedos na representação do ouvido interno na borda inferior ou osso occipital, beneficiando a cavidade da apófise mastóide.

 

 

NARINAS.

 

 

O nariz é a abertura dos pulmões.

 

É nele que entra a energia vital do ar.

 

Nariz forte e saudável é a chave da vitalidade.Geralmente são 2 narinas.Logo duas aberturas.

 

Após lavar os olhos encha outra vasilha com água limpa de preferência fria e fervida e mergulhe o nariz e o rosto na vasilha e aspire um pouco de água pelas narinas e expirando logo em seguida. Nas primeiras vezes talvez aspire muito fundo e tossirá.com a prática a água entra pela narina e sai pela boca.

 

Caso tenha dificuldade use um dedo para fechar uma narina direita enquanto limpa a narina esquerda, e depois faça o inverso. No início pode sentir uma dor ou desconforto, mas as narinas são como chaminés com muita fuligem depositada por anos ou décadas.

 

Na embriogenese dos pulmões eles brotaram da arvore brônquica que brotou do tubo digestivo de sua porção Antero superior.

 

 

BOCA.

 

 

A boca é a abertura do baço.Geralmente é só uma boca.Uma abertura.

 

Nela vai acontecer o contato com os componentes do meio externo. Vai iniciar o processo de digestão e o organismo vai iniciar a defesa via sistema imunológico a produção de imunoglobulinas,leucócitos e linfócitos.

 

O fluxo de energia no organismo e a expressão facial do rosto do indivíduo são os principais atrativos de uma pessoa. Massagear os músculos da boca para cima ajudam a erguer os cantos da boca.

 

Desenvolver o Sorriso interior e erguer os músculos do canto da boca fortalece a energia atrativa humana.

 

Existe massagem embelezadora da boca que usando indicador e polegar ajudam a fluir o chi dos dedos até a boca.

 

No Taichi existe seqüência de movimentos feito na face, narinas, olhos, testa topo, occipito, orelhas, occipito e retorna que ajudam a fazer fluir o chi.

 

A depressão faz cair os cantos da boca. A aparência alegre, feliz é visto nos olhos e nos cantos da boca.

 

No stress, depressão e tristeza o sistema energético se debilita e vibram em baixa energia, os olhos desanimam com pouco ânimo e os cantos da boca caem.

 

As pessoas não gostam dos deprimidos e estes contaminam as pessoas deixando elas iguais.

 

Lembrar que o baço é um órgão hematopoiético e imunoproliferativo, além de funcionar como cemitério das hemácias, ele produz células linfóides e glicosídeos que fazem opisonização para defesa de bactérias patógenas.

 

Dentro da boca além do processo de digestão e da produção de defesa imunológica temos dois grandes órgãos de portais: língua e dentes.

 

Falamos dos 4 órgãos e das 7 aberturas deles.

 

 

Fonte: Auto massagem chi. Método Taoísta de Rejuvenescimento. Autor: Mantak Chia. Edit.Cultrix

Por Mauro Montaury Data:Set 20, 2011 Comments : 0
 
 

Despensa Vegetariana

Por Dr. Mauro Montaury

Segue um lista de produtos para sua despensa. Alguns produtos podem ser comprados mensalmente, outros semanalmente.

Na hora de organizar na despensa, lembre-se o que comprou primeiro sai primeiro, assim você terá sempre produtos com prazos de validade bons para o consumo.

Lembre-se também das preferências da família na hora das compras.

* Grãos e Cereais:

 

· farinhas (integrais, de trigo, milho, e outras);

 

· arroz integral;

 

· massas alimentícias variadas;

 

· pão (integral, mistura de cereais, centeio, de sementes, de passas, etc.);

 

· bolachas integrais e de vários cereais;

 

· quinua real;

 

· flocos de aveia;

 

· flocos de outros cereais integrais;

 

· gérmen de trigo;

 

· grãos de cereais (trigo, milho, aveia, centeio, cevada e outros);

 

· pipocas.

* Vegetais e Frutas:

 

· vegetais da época;

 

· vegetais de folha verde;

 

· tomate enlatado (massa, extrato);

 

· frutas secas;

 

· frutas da época.

 

* Leguminosas:

 

· feijão (branco, preto, encarnado, manteiga, frade, etc.);

 

· grão-de-bico;

 

· lentilha;

 

· ervilhas;

 

· leguminosas enlatadas;

 

 

* Soja e Derivados:

 

 

· PTS (Proteína Texturizada de Soja) fina e grossa;

 

· feijão de soja;

 

· salsichas de soja;

 

· hambúrgueres de soja;

 

· tofu (queijo de soja);

 

· tempeh (feijão de soja preparado de forma a tornar-se consistente).

 

 


* Oleaginosas, Sementes e Manteigas:

 

 

· oleaginosas (nozes, amêndoas, castanha-do-pará, castanha de caju, pinhões, avelãs, amendoins, pistaches);

 

 

· sementes (de gergelim ou sésamo, de abóbora, de girassol, de linhaça);

 

 

· manteiga de gergelim (tahini);

 

 

· manteiga de amendoim.

 

 

 

* Lacticínios ou Equivalentes:

 

 

· leite de soja (com ou sem sabores);

 

 

· iogurte de soja;

 

 

· sobremesas de soja.

 

 

 

 

 

 

* Gorduras e Óleos:

 

 

· azeite extra virgem;

 

 

· óleos não refinados de linhaça, soja e canola;

 

 

· pastas de soja.

 

 

 

* Temperos e Sabores:

 

 

· shoyu (molho de soja fermentado, à base de grãos de soja com cevada ou trigo);

 

 

· tamari (molho de soja, sem trigo);

 

 

· sal marinho;

 

 

· açafrão, páprica, noz moscada, pimenta, cominhos, curry, mostarda em pó;

 

 

· manjericão, orégano, salsa, coentro;

 

 

· canela, erva doce, baunilha;

 

 

· gengibre

 

 

 

* Bebidas:

 

· bebidas feitas de cereais;

 

 

· sucos de fruta e vegetais;

 

· chás de ervas e de folhas.

 

* Outros Produtos:

 

· algas secas;

 

· melado;

 

· xarope de milho;

 

· açúcar demerara ou mascavo

 

· farinha de alfarroba;

 

· tomates secos;

 

· azeitonas;

 

· conservas variadas ( milho, ervilha, etc.).

*Fonte: Bem Alimentado.com

Por Mauro Montaury Data:Jul 10, 2011 Comments :1
 
 

Regressão da Aterosclerose e Doença Crônica Degenerativa-Medicina da Vida. Parte I.

Por Dr. Mauro Montaury.

 

 

Há mais de 10 anos comecei me preocupar e saber se era realmente possível a regressão da aterosclerose.

 

 

Muitos artigos foram publicados no mundo e inúmeras fórmulas apresentadas. Ganha-se muito dinheiro vendendo a eterna juventude. 

 

 

Acontecia um movimento mágico onde as sociedades médicas apresentavam resultados milagrosos na melhoria clínica e esqueciam as atrocidades iatrogênicas maiores com comprometimento de órgãos vitais que eram esquecidas ou deixadas em segundo plano.Exemplos aconteceram nas guerras dos primeiros séculos da Era Cristã e o desenvolvimento da medicina na ocasião. Semelhante situação ocorreu na 1ª e 2ª Grande Guerra Mundial e as atrocidades médicas em campos de concentrações não se pode esquecer. A medicina se desenvolveu com as barbares da guerra. Medicina de Guerra.HISTORIA DA MEDICINA.

 

 

Verdadeiras fórmulas alquímicas eram inventadas com o intuito de retirar metais pesados dos indivíduos ou desentupir vasos, tudo com uma visão mecanicista galênica do ser humano máquina e os vasos sanguíneos tubos que precisam ser desobstruídos. Cada vez mais perdura estes pensamentos no século atual.

 

 

 

A energia vital era totalmente ignorada. HOMEOPATIA e Física Quântica.Conceito de Vitalismo comprovado pela Física Quântica.

 

 

Trocou-se o nome das sociedades médicas, mas leão com pele de ovelha não vira ovelha. A sociedade médica de tal nome vira a nova sociedade médica de novo nome.Ganha-se muito dinheiro com as doenças e as drogas novas e a promessa da eterna beleza, juventude e saúde. O paciente com doença aterosclerótica, que é a população geral, carente de recursos financeiros não dispõe de acesso a este processo extremamente honeroso. Funciona?

 

 

O que de prático e curativo a Medicina da Vida com sua orientação alimentar, hábitos saudáveis, atividade física regular, higiene social e medicação homeopática unicista  podem fazer pelo individuo buscador da sua cura?POSIÇÃO DA ADA 

 

 

Vi muitos pacientes com doenças crônicas degenerativas obterem curas para suas doenças, mudando hábitos alimentares e se curando com medicação única homeopática, quando este possuia força vital curável, apesar do grau avançado da sua doença crônica degenerativa.

 

 

Mas vi uma infinidade de pacientes que não mudaram seus maus hábitos e progressivamente vi morrerem com o cigarro na mão, o copo de cachaça na outra ou comendo toda ordem de proteínas animais, gorduras saturadas, sal, açúcar ou  consumindo inúmeras drogas.Vários adquiriram doenças decorrentes do local da sua moradia, hábitos higiênicos insalubres ou das suas péssimas condições de trabalho. MAUS HÁBITOS DE SAÚDE E ESTILO DE VIDA.

 

 

A última foi um paciente com aterosclerose coronariana, com dislipidemia grave tomando sinvastatina, comendo gorduras saturadas, ingesta de bebidas alcóolicas, sedentário, com insuficiencia coronariana e cardíaca indo fazer transplante de cels tronco para músculo cardíacolesionado,por biopsia de sua crista ilíaca, enxerto autólogo. Inúmeras internações em Unidade de Terapia Intensiva. Não fez seu dever de casa cuidando da sua saúde e  transferiu para o outro ( o médico)  resolver o que ele nunca fez pela sua saúde.TERAPIA COM CELS TRONCO e RISCOS.

 

 

É possível modificar esta realidade? Vi na prática que só existe uma verdade e esta passa pela Alimentação Lacto Vegetariana Crua, Meditação, Atividade física vitalizante aeróbica, andar, bicicleta, hidroginástica, ou atividade física vitalizante  tipo: Tai-chi Chuan, Yoga, Meditação. Associado a Medicina Homeopática Unicista, tudo junto e ao mesmo tempo.A vida sendo vivida em toda sua amplitude.

 

 

Pacientes com dislipidemias que ao mudarem hábitos alimentares e todos os recursos citados acima mudaram o curso de suas doenças. Infiltração gordurosa hepática(esteatose) leve desapareceu e quando esteatose moderada tornou-se leve com a melhora da função hepática e tornaram-se animados, vitalizados e felizes.

 

 

Todas as citações de melhoras e de cura têm prontuário numerado confirmando.

 

 

A cura não depende do médico, este é apenas um administrador de cura quando esta ocorre, a persistência e a manutenção dela depende única e exclusivamente da constância, da persistência, da vontade  e da consciência do paciente.

 

 

Na Homeopatia, na progressão do tratamento, o paciente vai aprendendo a Conhecer-se e identificar:

  • sensações.
  • ilusões.
  • modalidades.
  • temperamento.
  • gênio.
  • humor.
  • características.
  • localizações.
  • modalidades.

 

Suas particularidades definirá seu remédio no Reino específico da Natureza (Vegetal, Animal e Mineral ) onde encontrará sua similitude individual.

Por Mauro Montaury Data:Jun 13, 2011 Comments :1
 
 

As doenças dos indígenas brasileiros após o processo de culturalização da civilização invasora.

Por Dr. Mauro Montaury.

 

O que aconteceu com a população indígena que absorveu a cultura de vida e alimentação da civilização invasora?

 

Os índios brasileiros são o primeiro povo autóctone do território brasileiro.

 

Eram catadores e depois se fixaram em alguns locais onde faziam o cultivo da mandioca e outros alimentos.

 

Pescavam e caçavam animais locais, alimentação de subsistência, e não consumiam produtos industrializados e nem agrotóxicos.

 

 

Não existia hiperfartura alimentar e nem carestia de alimentos para este povo. Quando a região ficava pobre para a sua sobrevivência, os sábios e os conhecedores da natureza escolhiam novo local de fartura alimentar e a tribo com toda sua história de vida se deslocavam para este novo lugar escolhido.

 

Saiam do local, exaurido em caça e pesca, deslocando-se para outra em abundância, deixando aquele para trás e que as grandes forças da mãe natureza regenerassem aquela região.  Não destruíam nada da mãe natureza e eram sabedores que suas vidas dela provinham.

 

Quando agora assisti no rádio, Hora do Brasil, programa que o jovem deixou de assistir, e que deveria tomar consciência da realidade e diversidade nacional, escutaria o cacique reclamando das doenças que nunca existiam na sua tribo e absorção da “Nova Cultura do Homem Branco” Indústria das Doenças, interferindo no seu viver saudavel, na sua ética, na sua alimentação indígena e no consumo de drogas antes não existentes.

 

Não tinham geladeira para guardar os defuntos congelados das carnes animais abatidas. Sabiam que o que matavam de animais não intoxicados, o povo todo tinha que consumir logo, não possuiam nem luz, nem geladeira. A geladeira, fruto do processo resultante da industrialização, gerador de uma indústria da riqueza do capitalismo e gerador de doenças no Ser Humano. A idéia do lucro pelo lucro infiltrou e envenenou seu mental.

 

Os indígenas consumiam a batata, a mandioca que plantavam e os alimentos que coletavam na natureza e mantinham-se num bom estado de saúde pescando e caçando. Acabavam sempre fazendo uma dieta com restrição calórica.

 

 

Com o processo da civilização invasora e o processo de culturalização os indígenas adquiriram seus hábitos alimentares e suas doenças como: gripe, tuberculose, sífilis, alcoolismo, lepra, artrose, hipertensão, diabetes mellitus, entre outras.

 

O índio foi adquirindo maus hábitos alimentares como: sal, açúcar, farinha branca, tabaco, álcool, drogas e o excesso de proteína animal, além da sua degradação ético moral dos degradados das civilizações  da Europa.

 

A civilização indígena não cristã não devia nada à tão evoluída civilização européia.

 

Hoje, temos 60 a 80% de todo Território Norte do Brasil das florestas sendo destruído para dar lugar ao extrativismo degradante e após, geralmente, no mesmo lugar, a pecuária vem a seguir.

 

Ocorreu contaminação da sua água potável proveniente dos rios.

 

Passaram 5 (cinco) séculos da Descoberta do Brasil e o nosso índio forte e varonil hoje é: obeso, hipertenso, artrítico e portador de doenças crônicas degenerativas diversas decorrentes ao uso e abuso do álcool, do tabaco, das drogas, dos produtos industriais e agrotóxicos.

 

Os centenários da Ilha de Okinawa não consomem nada industrializado ou processado. Eles ingerem 5 a 6 vezes dia frutas e verduras e 5 vezes cereais locais e consomem peixe 2 a 3 vezes por semana, da pesca local. São longevos e sadios.

 

Por Mauro Montaury Data:Abr 21, 2011 Comments :1