Artificialização da Vida.

Por Dr.Mauro Montaury de Souza.

A vida é, não pode ser inventada artificialmente, é criação divina.

Quanto mais o Ser humano cria métodos para substituição das partes do ser humano, mais artificial e sem força vital é o produto final: “Artificialização da Vida”.

Criamos substâncias que imitam os componentes vitais humanos: pele artificial, sangue artificial (sem contar na substituição de sangue tipo especifico ABO), próteses cardíacas, substituições vasculares, partes de ossos, implantes dentários, articulações ósseas, e um número infinito de outros exemplos atuais. Até troca de órgãos  viscerais totalmente mortos tirados de defuntos são usados para transplantes renais, hepáticos, medulares ósseos e de diferentes sistemas viscerais humanos.

Diariamente em diferentes partes do mundo retiram-se partes do corpo humano específico para colocar em outros corpos, com as idéias mecanicistas de troca de peças, como se o Ser Humano fosse um carro e que bastasse trocar uma peça que estragou ou esgotou seu tempo de função após um par de décadas de uso.O-design-do-corpo-protetico-e-a-artificializacao-do-humano

Vivemos ainda com um pensamento mágico e criamos a ovelha de Dolly, que embora clonada, na sua evolução nasce criança e morre pouco tempo após envelhecimento acelerado. Tornamos nos co-participes na elaboração do humano, da idéia da montagem do Monstro  Franskestein, com pedaços de diferentes partes de muitos seres humanos,  na tentativa de artificializar a vida humana e sermos deuses da criação.

Parecemos artífices moldadores de barro e sopradores do espírito de araque.

Não podemos esquecer que O Espírito é Uno, A Alma é particular, individual e que o vaso humano (a parte material do corpo humano) no processo de criação é também Una, Indivisível e Insubstituível.

Não é possível, após décadas não cuidando de sua saúde e apresentando múltiplas doenças crônicas degenerativas, e vícios, e numa batida milagrosa da varinha mágica de condão “Plim”, tudo se transforma e você num piscar de olhos cura-se, rejuvenesce ou adquire saúde.Passamos para a União, O Estado, O Município e as empresas de saúde para serem responsáveis pela saúde humana. O ser humano transfere a responsabilidade do seu cuidar da sua saúde para orgãos públicos. Tentam tornar o Ser Humano sadio, longevo e sábio como Matusalém.

Quem tem olhos poderosos e sentidos aguçados possuem a percepção hiperconsciente de ver e sentir fluxos de energia em todo o ser humano. Percebe que infinitas energias entram e saem do Ser Humano na sua atividade de vida diária. Vê energias saindo pelas mãos, entrando pelos sentidos supersensíveis. Percebe os fornix dos Chakras de entrada e saída e suas velocidades de fluxo. Na atualidade enganam se todos os doutos googlianos, peritos dá informação de casca.Existe um infinito universo composta de todos reinos e que cada individuo se identifica pela lei de semelhança com sua força vital e neste imenso universo sensorial a sua nota musical será tocada e lhe curará.

Sentir a ligação com o Altíssimo Celestial seja qual for a sua concepção religiosa ou procura mística. Unir a este  universo nossa  Energia da Terra com a do Cósmico. As fontes repositórias e eliminatórias nas trocas de energia são notadas. Compreendem numa simples visão, o quanto de divino ou terrestre cada ser humano carrega na sua biografia humana. Timo A chave da imunidade e da Energia Vital

A leitura do Ser Humano deve ser total: espiritual, emocional, energética, metabólica e física. O corpo fala e conta suas várias histórias. É preciso compreender no mais fundo do seu Ser a Unidade da Vida Humana e a Energia de cada ser.

Tudo que seja criado artificialmente ou se for parte de outro ser humano, ser construído em laboratório ou clonado NÃO É VIDA HUMANA. São partes de energias diferentes daquela ESPECÍFICA, ÚNICA, INDIVIDUAL criada na concepção reprodutiva humana.

A fagulha divina é insubstituível. A vida é e não pode ser replicável e é evolutível e perene, é criação divina na evolução das leis naturais.

Por Mauro Montaury Data:Mai 23, 2017 Comments : 0
 
 

Refém-Não! Parte I

Por Dr.Mauro Montaury.

O processo de culturalização é muito complexo e envolve a biografia humana, a antropologia social e a família originária da sua história pessoal genética.

O que está acontecendo na sociedade atual com a família e o idoso?

Aonde estão caminhando os costumes fundamentados na formação ética e justa ligada ao conceito de família?

No processo de nascer/crescer/desenvolver/envelhecer e morrer do ser humano sem família estruturada na ética enfrenta muitas situações conflitantes como:

-O amor é a mola formadora e estruturante da gratidão ao amparo dos anciãos.O que fazer quando o desamor impera?

-O carinho e o afeto do contador de estorias, os bons conselhos e as palavras amigas do idoso,quando não existem porque abandoná-los?

A correria, a pressa da sociedade estruturada no instantâneo e no capital desumano, na negligência social, no abandono humano, esquecem a história de vida que êles (os idosos) realizaram nesta existência e a aprendizagem transmitida pelos seus antepassados.Estatuto do Idoso.
“sociedades não fundamentadas ou não centradas na sabedoria dos anciãos são sociedades fadadas a desaparecer como civilização”

“as grandes sociedades centradas nos conhecimentos dos colegiados dos anciãos e sedimentadas na sabedoria acumulada pelos séculos ajudaram a desenvolver instrumentos mais apurados,ferramentas que levaram ao progresso civilizatório destes grupos.”

Porque atualmente os idosos quando vão envelhecendo são colocados em asilos, são afastados dos seus lares vividos por décadas,são deslocados de seus lares pelos familiares?

O que na sociedade atual torna os idosos reféns de  filhos, parentes, genros, noras, familiares?

Estudo maus tratos em idoso Ribeirão Preto-SP.

Porque os idosos são retirados dos seus referencias de vida afetivo social?

 

Porque a cultura desenvolvida num determinado local, com objetos pessoais, cheios de vivência e de história pessoal do idoso são arrancados ou afastados deles subitamente?

O que está acontecendo com os gerontos que adoecem quando mudados de habitat? Abuso.

Estas desestruturações geram diferentes enfermidades:

-Desequilibrios corporais, estruturais manifestados por tonturas, insegurança na deambulação e quedas por interferência na sua força vital (seu chi energético foi atingido e sente falta do seu chão, seu habitat normal).

-Alteração da sua memória de vida quando mudam coisas e objetos dos seus locais tradicionais.

-Mudam, modificam, morrem as pessoas que sempre conheceram e ligados afetivamente ao seu universo pessoal.

A antiga tanatologia do idoso envolvia a família e todo seu ambiente emotivo, antropológico social e pessoal.Tudo era centrado na casa, na família e na história pessoal do ser que estava realizando a transição.

Atualmente transferimos este papel antropológico social para o asilo, o hospital e a passagem deixa de ser a vivência dos familiares e a cultura socioantropológica da transição e abandona, esquece, perde todos os ritos de passagem.

Esquecemos todos os ritos culturais de séculos…

Esquecemos todas as historias trnsmitidas boca ouvido…

Que saudade das histórias contadas pelos anciãos e sua riqueza de detalhes…

Diziam algo que é difícil de escutarmos hoje em dia,dizia: ” que pessoa de fundamento, é bom prestar atenção  e escutar o que diz”.

Sabedoria é algo que não se aprende na universidade, é algo que se aprende na vida. É algo que cristaliza dentro da alma humana e não se esquece.

Por Mauro Montaury Data:Nov 28, 2011 Comments : 0
 
 

Portais da Vida- Medicina da Vida-Parte II

Por Dr.Mauro Montaury.

Após escrever sobre a porta da frente, o orifício sexual e a porta de trás o orifício dos nutrientes, o ânus.

 

 

Escreveremos sobre as aberturas do corpo.

 

 

Sete são as outras aberturas do corpo:

 

  

 

OLHOS.

 

 

Os olhos são a abertura do fígado.Geralmente são 2 olhos,duas aberturas.

 

Muitas pessoas lavam o rosto, mas não lavam os olhos.

 

Pessoas que trabalham fora estão expostas as minúsculas partículas que entram nos olhos e nos canais lacrimais entupindo eles. Não esqueça de massagear estes canais.

 

Lave os olhos com água fria, limpa ou fervida. Use uma vasilha para poder mergulhar o rosto.Abra os olhos dentro de água e gire-os. Limpa todos os componentes de sujeira e ajuda a manter mais desperto.

 

Os olhos mostram a raiva contida no seu fígado. Mostram seu humor e fala do seu ânimo e de sua vitalidade.Existe exercícios que ao melhorar os olhos ajudam a melhorar seu fígado.

 

Muitas pessoas passam tempo demais diante da televisão. Aproveite este tempo para fazer massagem chi nas mãos e nos pés.Use parte deste tempo para relaxar e fazer meditação da mente vazia.

 

 

OUVIDOS.

 

Os ouvidos são a abertura dos rins.Geralmente são 2 ouvidos.Duas aberturas.

 

Na nossa embriogênese as células embrionárias dos rins migram de células ao redor do pavilhão auricular, na cabeça e desce verticalmente na linha mediana no interior do corpo humano e se estabelece na região das lojas lombares renais.

 

Os rins auscultam os componentes bioquímicos sanguíneos de todo o volume de 150 litros dia que passam pelos rins.

 

Na representação holográfica da orelha externa os pontos de acupuntura local são chamados de auriculopuntura, pois todos estão representados ali. São 120 pontos e muitos acupunturistas usam para curar muitas enfermidades e controle de peso.

 

 

EVITE USAR PIERCING NAS ORELHAS PARA NÃO ADOECER.

 

PIERCING NA LÍNGUA INTERFERE NA SALIVAÇÃO E IMUNIDADE.

 

 

Limpar e exercitar eles farão ficarmos alerta evitando a perda da audição.

 

Usando uma toalha úmida e limpa massageie os ouvidos, o pavilhão como o canal do ouvido. Evite colocar qualquer objeto dentro do conduto.A cera é a proteção contra excesso de barulhos e lubrificação natural dos ouvidos.

 

Existem muitos exercícios massageando anterior e posterior das orelhas; o pavilhão da orelha; o lóbulo da orelha puxando para baixo; manobras do ouvido interno soprando internamente como mecanismo de descompressão feitos com suavidade; estalando dedos na representação do ouvido interno na borda inferior ou osso occipital, beneficiando a cavidade da apófise mastóide.

 

 

NARINAS.

 

 

O nariz é a abertura dos pulmões.

 

É nele que entra a energia vital do ar.

 

Nariz forte e saudável é a chave da vitalidade.Geralmente são 2 narinas.Logo duas aberturas.

 

Após lavar os olhos encha outra vasilha com água limpa de preferência fria e fervida e mergulhe o nariz e o rosto na vasilha e aspire um pouco de água pelas narinas e expirando logo em seguida. Nas primeiras vezes talvez aspire muito fundo e tossirá.com a prática a água entra pela narina e sai pela boca.

 

Caso tenha dificuldade use um dedo para fechar uma narina direita enquanto limpa a narina esquerda, e depois faça o inverso. No início pode sentir uma dor ou desconforto, mas as narinas são como chaminés com muita fuligem depositada por anos ou décadas.

 

Na embriogenese dos pulmões eles brotaram da arvore brônquica que brotou do tubo digestivo de sua porção Antero superior.

 

 

BOCA.

 

 

A boca é a abertura do baço.Geralmente é só uma boca.Uma abertura.

 

Nela vai acontecer o contato com os componentes do meio externo. Vai iniciar o processo de digestão e o organismo vai iniciar a defesa via sistema imunológico a produção de imunoglobulinas,leucócitos e linfócitos.

 

O fluxo de energia no organismo e a expressão facial do rosto do indivíduo são os principais atrativos de uma pessoa. Massagear os músculos da boca para cima ajudam a erguer os cantos da boca.

 

Desenvolver o Sorriso interior e erguer os músculos do canto da boca fortalece a energia atrativa humana.

 

Existe massagem embelezadora da boca que usando indicador e polegar ajudam a fluir o chi dos dedos até a boca.

 

No Taichi existe seqüência de movimentos feito na face, narinas, olhos, testa topo, occipito, orelhas, occipito e retorna que ajudam a fazer fluir o chi.

 

A depressão faz cair os cantos da boca. A aparência alegre, feliz é visto nos olhos e nos cantos da boca.

 

No stress, depressão e tristeza o sistema energético se debilita e vibram em baixa energia, os olhos desanimam com pouco ânimo e os cantos da boca caem.

 

As pessoas não gostam dos deprimidos e estes contaminam as pessoas deixando elas iguais.

 

Lembrar que o baço é um órgão hematopoiético e imunoproliferativo, além de funcionar como cemitério das hemácias, ele produz células linfóides e glicosídeos que fazem opisonização para defesa de bactérias patógenas.

 

Dentro da boca além do processo de digestão e da produção de defesa imunológica temos dois grandes órgãos de portais: língua e dentes.

 

Falamos dos 4 órgãos e das 7 aberturas deles.

 

 

Fonte: Auto massagem chi. Método Taoísta de Rejuvenescimento. Autor: Mantak Chia. Edit.Cultrix

Por Mauro Montaury Data:Set 20, 2011 Comments : 0
 
 

Relacionamento Amoroso na Terceira idade.Envelhecimento Parte I

Por Dr.Mauro Montaury.

O processo de relacionamento amoroso sensual, sexual, de crescimento emocional, relacional, faz parte do ser evolutivo que passa pela terceira idade.

Não esquecer que é uma oportunidade de crescimento pessoal e afetivo.

Precisamos romper os estigmas relacionados à população em geral, e os filhos em especial quanto ao idoso:

· O idoso não é assexuado.

· O idoso tem vontade própria.

O trabalho durante a vida toda pode ajudar para viver uma velhice com dignidade.

Quando o geronto deu mostra de sua capacidade de autocontrole no domínio da sua vida, deve ser estimulado a exercê-la até o final da vida.

Um problema muito sério é que o idoso tem que ter consciência dos seus direitos e dispor dele legal quando quiser que prevaleçam, mesmo que contrária a vontade dos filhos.Estatuto do Idoso.

O idoso pode dispor da sua renda como quiser e não como os filhos desejam.

A renda do idoso é fruto do seu trabalho e temos que informar que não é posse dos filhos que apresentaram dificuldades financeiras ou insucessos na vida profissional e pessoal.

O livre arbítrio do idoso na decisão fundamentada das suas posses é desejo seu.

É preciso reservar algumas economias quando o idoso precisar tratamento específico e lazer.

A verdade sempre prevalece e o bom senso também.

Autor: Mauro Montaury de Souza

Por Mauro Montaury Data:Mar 27, 2011 Comments : 11
 
 

Envelhecer é possível evitar? Parte 1

Por Dr. Mauro Montaury.

É possível não morrer?

É possível viver saudável?

É possível evitar as doenças crônicas degenerativas?

É possível não ter um câncer apesar da genética familiar favorecer, as condições  ambientais propiciarem e a atividade profissional predispor?

É possível evitar os acidentes vasculares agudos mortais ou gravemente sequelares?

Existe a possibilidade de se evitar a dor ou o sofrimento desnecessário?

Existe alguma espécie viva quase eterna ou eterna?

 

 

Não existe a vitamina milagrosa do Dr. X, nem o super órgão rejuvenescido do Dr.Franskestein, nem a nova fórmula milagrosa sintetizada pela nanobiotecnologia.

 

Existem algumas algas marinhas seculares que apresentam sistemas de regeneração quase perfeitos, evitando a intoxicação e a deficiência. Foram encontradas bactérias em lavas vulcanicas de altíssimas temperaturas,assim como virus e bactérias hibernando nas baixas temperaturas dos polos.

 

Nos extremos de temperatura incompatível com a sobrevivência humana encontrou-se vida.

 

 

“Não existe nada externo, que faça o que você pessoalmente e individualmente necessita realizar, e sim, apenas, o que só depende única e exclusivamente do nosso ser, o interior da nossa mente, das nossas emoções e do nosso corpo”.

 

 

Cuidado com os tratamentos de reposição hormonal, mesmo individualizados, para ambos os sexos e geradora de alta incidência de hipertensão arterial, dislipidemia, fenômenos flebíticos e embólicos e aumento de incidência de neoplasias.

 

Cuidado com os exames ou tratamentos com alta incidência de Raios X, radiação nos exames contrastados ou não como mamografias de repetição e aparecimento de câncer anos mais tarde.http://medicinasaudeevida.blogspot.com/2010/02/dr-seri-vaisman-mamografia-causa-cancer.html 

Existem outras formas de repor perda óssea sem terapia hormonal. Existem medicamentos não hormonais naturais que podem lhe ajudar muito. Informe com seu médico.

“Diz o conhecimento das tradições que os ensinamentos verdadeiros são os que intrinsecamente contêm sabedoria e se preservaram através dos séculos na pratica diária e na cultura antropológica social de cada povo.” 

 

Vejamos as populações que mantiveram os saberes dos seus ancestrais e evitaram alimentos industriais ou manipulados e usavam uma alimentação lacto vegetariana são povos longevos e com baixa ou nula presença de doenças crônica degenerativa como:

 

·         Hipertensão.

·         Diabetes mellitus.

·         Artrose.

·         Câncer.

·         Obesidade.

·         Doenças demências.

 

Estes povos mantiveram suas culturas tradicionais, conservaram sua antropologia social, seu ecossistema e os seus ritos.

Mantiveram o cuidado com a Vida em toda sua extensão seja:

·         Humana.

·         Antropológico social.

·         Meio ambiente.

·         Alimentação.

·         Exercícios aeróbicos diários.

 

A Vida está ligada ao Movimento, a atividade física e os cuidados com o seu veículo de permanência na Terra, o seu corpo físico.

Não esqueceram a íntima relação com a Natureza e esta energia que dela emana mantendo o espiritual do seu ser equilibrado.  

Mantiveram e conservaram a Ética do Cuidado.

Existem localidades no planeta Terra que pelas adversidades locais, pelas dificuldades de acesso, pela inviabilidade do lucro fácil e da impossibilidade da implantação do capitalismo industrial ficaram protegidas e mantiveram seus costumes e hábitos das tradições.Preservando sua boa carga genética de gens longevos. 

Alguns povos apresentam grande incidência de longevos, baixa ou nula ocorrência de doenças crônica degenerativa, vejamos:

·         Hunzas do Himalaia das Montanhas Krusch.

·         Gregos.

·         Adventistas no mundo todo, quando seguem os preceitos nutricionais da dieta lactovegetariana.Região da California.ASH e The New England Centenerian Study

·         Japoneses da Ilha de Okinawa.Okinawa Centenarian Study

·         Vilcabamba no Equador.

·         Caucaso soviético.

·         Veranopólis na Serra Gaúcha.

·         População do liitoral italiano da Sardenha,Sicília,Mantova,Pádua.Italian Centenarian Study

·         Islândia.

·         População da Nova Guiné.

 

LONGEVIDADE.

Vários outros povos com alimentação quase toda vegetariana e em locais com baixa penetração de alimentos industriais ou processados, mantiveram uma longevidade na sua população.

 Ocorre baixa incidência de doenças crônicas degenerativas. Idosos sadios que se mantiveram ativos com boa saúde mental e física, beneficiados por rede social sedimentadas.

Dieta com pouca gordura, muitos legumes e frutas e pouco sal. Comem pouca carne vermelha e fazem uso de frango,peixe e frutos do mar quando e onde é possível.

VIVEM MODERADAMENTE EQUILIBRADOS.

Fazem caminhadas e repousam 7 a 9 horas dia, além da sesta de 1 hora após almoço.

Convivem com familiares, amigos e na comunidade.

 Apresentam otimistas na fé e esperançosos da vida mantendo uma saúde espiritual e pessoal.

 São portadores de maior penetrância de gens de longevidade.

Encontramos neles baixa incidência de doenças graves neurológicas, baixa incidência de degeneração com características cognitivas ou alterações mentais ligadas as alterações de humor.

Por Mauro Montaury Data:Dez 31, 2010 Comments : 9
 
 

Portais da Vida- Medicina da Vida-Parte I

Por Dr.Mauro Montaury.

 

O conhecimento de vida saudável no Ocidente é baseado no princípio mecanicista da ciência de causa e efeito.

 

O desenvolvimento das primeiras noções de saúde foi ligado às descobertas dos microorganismos que causavam as doenças.

 

A primeira forma de tratamento para as doenças, pré-industrialização ocorreu com a descoberta e descrição dos microorganismos.

 

Em 1877 Robert Koch identifica a bactéria causadora de doença no gato, o Antraz. Relaciona microorganismo causando doença.  

 

Lembrar que a penicilina foi inventada em 1928 por Alexandre Fleming em pão com bolor com Penicilinum chrysogenum ou P.notatum.

 

Em 1796 Edward Jenner inoculou material de vesícula de um paciente com varíola em uma criança de 8 anos, com proteção natural dada pela ordenha de vacas, e não adquiriu a doença varíola quando posta em contato com o vírus.

 

Antes da descrição dos microorganismos, antes da industrialização, antes da produção de agentes terapêuticos contra os microorganismos, o ser humano precisa se conhecer.

 

Na História da Medicina, a descrição no período grego, antes de Cristo, na época de Ouro de Péricles (400 A.C.), Hipocrates descrevia curas pela higiene e a fisioterapia, e princípios diversos de tratamento e um deles é a lei dos semelhantes usada na Homeopatia.

 

Esta pequena introdução foi com a finalidade de fazer uma descrição das lacunas da ciência no tempo e no espaço. Todas as descobertas são ligadas as doenças, microorganismos e terapias envolvendo estas doenças.

 

Vamos falar dos Portais onde fluem a vida e suas conexões, inter relações com os órgãos internos. A preocupação com higiene, uso correto, estimulação de suas funções, equilíbrio energético harmônico de seus portais. São nove os orifícios:

 

A porta da frente, o orifício sexual.

“Sabendo usar não vai faltar, falhar ou acabar”, diz o ditado popular.

O aparelho sexual genital é a porta de frente onde a energia criativa e toda força vital flui, sabendo controlá-la e lacrar hermeticamente, este potencial de energia vital durará mais tempo.

Temos idosos centenários sadios e com vidas moderadas e equilibradas com atividade sexual até passando dos 100 anos.

 

A Porta de trás, o orifício dos nutrientes.

O ânus é considerado a porta de trás e na Medicina Oriental referido como controlador da nutrição. Grande maioria das pessoas não sabe o que comer,quando comer,e como conseqüências não conseguem absorver os alimentos. Jogam a maior parte dos alimentos no vaso sanitário.Daí dizer que sua casa tem “um vaso de ouro”.

A importância de evacuar diariamente para reduzir o acúmulo de fezes no organismo.

Após a evacuação use água para higiene do ânus, quando não dispuser use papel higiênico umedecido. Massageie o cóccix e a região ao redor.Existe muitos vasos, artérias e veias que se entopem podendo provocar hemorróidas. As massagens ajudam ao mesmo tempo prevenir e a curar hemorróidas, assim como dissolver qualquer acúmulo nesta região inferior.

A arte da evacuação é tão importante quando a arte de se alimentar.

Fonte: Auto massagem chi. Método Taoísta de Rejuvenescimento. Autor:Mantak Chia.

 

Por Mauro Montaury Data:Ago 23, 2010 Comments : 22
 
 

A Jornada da Vida_ Medicina da Vida.Parte I

Por Dr.Mauro Montaury.

  

 

A Jornada da vida faz parte do caminho que decidimos seguir ao longo dela.

 

 

 

 

O caminhante aprende caminhando, caminhando, caminhando…

  

 

O caminho é individual, direto, interior, pessoal, intransferível, vivencial e cheio de obstáculos e de surpresas.

 

Ter períodos depressivos no confronto com a realidade é fato corriqueiro. Concretizar ou não a idealização de algo desejado faz parte da vida.

 

 

 

No percurso da vida somos acometidos de perdas de pessoas queridas e especiais e isto faz parte da biografia humana.

 

 

Precisamos envelhecer sadio, sem doenças crônicas degenerativas e com qualidade de vida. Isto se conquista durante a vida desenvolvendo virtudes e aprimorando talentos.

 

Parafraseando grande místico: “Orai e vigiai” vossa saúde com hábitos salutares de vida.

 

 

 

 

 

“Alimentação individualizada, orgânica, vegetariana, natural e funcional para as suas necessidades vitais. Atividade física regular, vida serena sem stress, convivência comunitária, meditação, exercício em movimento tipo Tai Chi, múltiplas atividades cognitivas podem ajudar a envelhecer mais saudável. Tenha atitude altruísta com a vida. Tudo junto pode ajudar permanecer no caminho mais certo e mais sadio.Faça parte da lista dos grandes longevos da humanidade.”

 

 

NASCER,

CRESCER,

ENVELHECER e

MORRER é parte da história humana de cada um.

 

Necessitamos optar, quando ainda no comando da consciência, se queremos:

·         Vida com qualidade, sem doenças crônicas limitantes e envelhecimento sadio ou

·         Vida cheia de doenças crônicas degenerativas em vida, com envelhecimento precoce e morte prematura.

 

VOCÊ É CO-PARTICIPE DA VIDA-OPTE POR ELA.

Por Mauro Montaury Data:Jul 13, 2010 Comments : 18
 
 

Leveduras - Saúde - Medicina da Vida. Parte I

Por Dr.Mauro Montaury

 

Múltiplas são as ações terapêuticas do emprego das leveduras na saúde humana.

 

Existem exemplos práticos e cotidianos de fermentação, por exemplo:

 

• O azedamento de leite em coalhada, feitura de queijo e tofu.

 

• A feitura de iogurtes.

 

• A obtenção de vinagres.

 

• O crescimento da massa de pães com uso de fermentos industriais ou caseiros.

 

• A conversão de açúcares e amidos de cereais em álcool pelo processo de fermentação.

 

• A produção de vários antibióticos usados na medicina e veterinária.

 

Lembrar que no tempo do homem das cavernas eles usavam estes fermentos para retardar o processo de putrefação das carnes animais dando um sabor mais agradável a carne fresca envelhecida com estes fermentos. Descoberta descrita em achados arqueológicos.

 

Nos países do Leste Europeu utilizam há muitos séculos o fermento chamado Quefir ou Kefir, composto de 12 microorganismos simbióticos que produzem uma bebida láctea muito gostosa. Pode usar como substrato o açúcar mascavo ou o leite. Existe a história da descoberta milenar do seu uso na conservação da carne de caça.

 

É descrito o uso destes fermentos desde a época grega pelos trabalhos de Hipócrates.

 

Não podemos esquecer que vinhos, bebidas destiladas, pães e queijos são tão antigos quanto o aparecimento da agricultura.

 

Não podemos esquecer também que produtos fermentados eram usados na antiga China como coalho de feijão e soja para feridas da pele. Várias populações indígenas usam fungos para tratar doenças de pele.

 

Como é obtido?

 

É produto derivado de uma fermentação onde o açúcar de cereais, na fermentação e destilação destes cereais gera uma bebida alcoólica. O fermento é geralmente um fungo que desdobra açucares gerando um produto alcoólico.

 

A levedura é um fungo, microorganismo unicelular que desdobra açúcar de cereais. O fungo mais conhecido é o Saccharamyces cerevisiae, a levedura de cerveja.

 

Existem outros que em forma de medicamentos são usados para recompor flora bacteriana normal dos intestinos após diarréia, o mais usado na indústria farmacológica, após o Saccharamyces cerevisiae, é o Saccharamyces boulardii, em forma de envelope 100 mg ou capsulas de 200 mg. A população usa o iogurte como terapêutica para recuperar a flora de bactérias comensais do intestino.

 

FERMENTO TEM RELAÇÃO COM VIDA E COM PROLIFERAÇÃO DA VIDA SADIA INTESTINAL.

 

Na medicina medieval os monges a utilizavam contra as doenças de pele.

 

O subproduto da fermentação da cerveja é a levedura que é vendida as industriais farmacológicas e nutricionais, pois este rico material pode ser usado de diversas maneiras, para dar sabor nas sopas e concentrados desidratados ou para suplementação na alimentação humana. No comércio são vendidos na forma de pó, flocos, cápsulas ou comprimidos prensados.

 

Com a correria do dia-a-dia, é muito difícil que tenhamos uma alimentação balanceada contendo todos os nutrientes que nosso organismo precisa.

 

A utilização terapêutica que mais recomendo, são para pacientes com:

 

• Problemas digestivos, pois melhoram digestão e o metabolismo intestinal.

 

• Pacientes com baixa síntese protéica como hepatopatas, nefropatas, desnutridos, cancerosos ou pacientes com alergias.

 

• Pessoas que precisam ter mais albumina por estarem em treinamento muscular e aumentarem o consumo, por doença hipermetabólica ou por proteinúria.

 

• Uso em atletas de maratona, triatum, pacientes em uso crônico de antibióticos (doenças neoplásicas) ou com diarréias crônicas como doenças intestinais crônicas

 

Retiro o excesso de proteínas de origem animal, ou seus precursores como a creatina ou a carnitina, pois estes em excesso apresentam efeitos colaterais do tipo calculose renal ou gota. O excesso de proteínas animais propicia a inflamação e todas suas doenças.Coloco proteínas vegetais, que diferente das proteinas animais,não putrefazem e nem inflamam,são absorvidas e fermentam normal nos intestinos.

Por Mauro Montaury Data:Abr 29, 2010 Comments : 18
 
 

SEXUALIDADE,SENSUALIDADE NO ENVELHECER,Parte II

Por Dr. Mauro Montaury

 

Durante grande parte da vida a mulher precisou usar pílulas para não engravidar sobrecarregando seu corpo de hormônios sintéticos. Atualmente no climatério quando seus ovários deixam de funcionar biologicamente, não tendo mais óvulos, usa-se pílulas para terapia de reposição hormonal.

 

 

Quando a mulher estava jovem tomava hormônios para bloquear sua exuberância gonadal e agora na menopausa, quando a gônada não funciona mais ou se encontra deficiente toma hormônios para tentar voltar ao tempo que produzia hormônios! Quem ganha? É a indústria farmacológica nas duas fases (na fase produtiva pílula anticoncepcional e no climatério pílula hormonal como Terapia de reposição hormonal). Quem perde saúde? É a mulher nestas duas fases de sua vida biológica.

 

Terapia de reposição hormonal farmacológica ou não, existe? Pergunte a seu médico os efeitos colaterais envolvendo a ação dos estrogênios, progesterona e testosterona. Lembrar dos efeitos colaterais da tibolona e estudos envolvendo ela na década de noventa, quando foi testada nas mulheres na África, através de órgãos de saúde ligados a Organização Mundial.

 

Esqueceram seus efeitos colaterais da terapia de reposição hormonal gerando tromboses, flebites, cânceres de mama e de endométrio, entre outros… A incidência familiar de cânceres, não é levada em conta? Anos atrás estudavam a tibolona para a possibilidade do uso em reposição hormonal, e como terapia coadjuvante para ajudar o tratamento da osteoporose, os efeitos colaterais eram grandes e graves e agora todos usam… Por quê? Desapareceram os efeitos colaterais? Ou existe uma grande indústria farmacológica induzindo o uso desenfreado dela?

 

 

Orientar que atualmente o uso de isoflavonas, alcalóides derivados da soja, é TRANSGÊNICA?, podem ter efeitos semelhantes a tibolona devido aos hipersensíveis receptores de estrogênios na mama e órgãos genitais feminino.

 

A HOMEOPATIA É TESTADA EM SERES HUMANOS SÃOS E UTILIZADA PARA OS ENFERMOS ESTIMULAREM SUAS FORÇAS CURATIVAS BASEADA NA LEI DOS SEMELHANTES.

(mais…)

Por Mauro Montaury Data:Mar 12, 2010 Comments :Comments Off
 
 

SEXUALIDADE/SENSUALIDADE NO ENVELHECER. Parte I

Por Dr. Mauro Montaury.

Sexualidade no envelhecer deve ser analisada como um processo que ultrapassa o cotidiano normal. Faz parte de experiência na vida que através da vivência individual acrescenta sentido a ela.

A sexualidade compreende mecanismos complexos que vão desde o simples processo de diferenciação sexual, função gonadal, órgãos genitais até processos complexos envolvendo instinto sexual, função orgástica, busca do prazer e todas as emoções neste processo.

Quando um intenso desejo sexual nos mobiliza, ele o faz no organismo inteiro. Nosso coração acelera, altera o ritmo respiratório, desencadeia liberações hormonais e gonadais e a finalidade ultima é nos satisfazer, então o instinto sexual é liberado… O prazer mais intenso tem como finalidade satisfazer o desejo mais intenso.

Viver só para realizar ato sexual, sem desejo, não dá prazer. É puro genitalismo. Aqui entra o uso desenfreado do comprimido azul… Existe cada vez mais a constante preocupação no uso de técnicas cuja finalidade é manter a ereção e a obtenção do orgasmo. O processo obsessivo do orgasmo prejudica a obtenção do prazer. A pessoa na terceira idade é mais livre de preconceitos e tabus, não precisa se preocupar com a reprodução, como função biológica, podendo vivenciar o prazer.

O objetivo no processo da sexualidade deve não só ser o prazer, mas sim ajudar a desenvolver em si uma excelente sensualidade.

Devemos despertar a sensibilidade no ser humano que galgou tempo na sua vida. A sensualidade é a sensibilidade global aos estímulos de prazer, não só genital. Lembrar que a sexualidade nesta face se troca quantidade por qualidade e demora mais atingir a excitação, assim como demora mais para desaparecê-la.  

 Sensualidade é sentir prazer pelo dia que começa quando os primeiros raios de sol entram no quarto, o prazer do cheiro de pão caseiro que vem da cozinha, a água, o banho, a brisa da tarde, as carícias, os beijos da mulher amada. A pessoa que desenvolveu o ser sensual no seu corpo é todo receptivo ao contato corporal.

O ato sexual não pode ser reduzido à exercitação da sensibilidade genital. Todas as partes do nosso corpo são sensuais. Precisamos aprender a usufruir dos prazeres cotidianos. Precisamos nos libertar da avidez, da posse e da culpa, que interferem no medo da impotência e que dificultam o orgasmo.

O idoso necessita reforçar sua própria identidade, aprender os caminhos para desenvolver seu prazer e o prazer pela Vida. Ele precisa se libertar da idéia do corpo associado à dor, doença e sofrimento. O prazer não é sinônimo de superficialidade, frivolidade, materialismo, mas sim a percepção do ser humano sensível,atingindo a unidade deste ser.

É necessário sentir todas as manifestações ligadas à arte, musica, dança, etc. O ato de viver, em si mesmo é maravilhoso. O corpo não é escravo do espírito e sim o integrador de sua alma. (mais…)

Por Mauro Montaury Data:Jan 9, 2010 Comments : 0