MÃE SAÚDE E O PAI DAS DOENÇAS.PARTE I.


Por Dr. Mauro Montaury de Souza.

Existe uma conduta ou comportamento humano que predispõe as doenças?

Existem mecanismos de adoecer na vida moderna ou na civilização atual?

É possível evitar doenças comuns e viver mais longevo em saúde, evitando as doenças crônicas degenerativas?

Na atualidade em meio ao caos moderno conseguimos manter uma saúde espiritual, mental, nutricional, emocional e física boas?

Como viver sadio sem a polifarmacia/farmacotoxia, sem os alimentos intoxicados, sem os poluentes diários e sem a vida caótica moderna?

Existem no Planeta Terra zonas azuis de diferentes continentes e localizações com alta incidência de longevos, o que impede de viver esta realidade? ZONAS AZUIS LONGEVAS-http://www.superateatimismo.com/el-secreto-de-las-zonas-azules.html

Podemos viver num mundo mais sustentável, equilibrado e sadio, sem ser uma utopia ou o paraíso perdido?

É possível exterminar as pragas da civilização como Guerra, Fome e Doenças? MOVIMENTO DA VIDA –Dr. Mathias Rath=YOU TUBE. https://www.youtube.com/watch?v=QjbSfhdnU1w

Teria uma lista extensa de perguntas para fazer, mas a seguir usarei o critério respondendo as mais comuns perguntadas ou questionadas.

A VIDA É A GRAÇA DA CRIAÇÃO.

O importante na vida é a VIDA em todas suas dimensões e em todas suas plenitudes.

A MENTE é criadora de mundos e descobridora dela. Os nossos envoltórios energéticos vão apontar, dizendo como estamos em cada fase da nossa biografia humana e em cada instante.

Somos muito frágeis e perenes e esquecemos que A PAZ equilibra nossos múltiplos sistemas energéticos. É a homeostase natural.

Manter sua saúde é tão importante quanto amar, dançar, cantar, correr, brincar, comer, dormir ou simplesmente viver.

Como a pessoa vive, o que pensa, o que come, os seus vícios, onde mora, como e onde trabalha, o seu stress diário, sua atitude perante a vida otimista ou pessimista, como dirige um carro, sua casa, sua empresa e sua vida social, dirão como  evoluirá na sua vida, na sua saúde e nas suas doenças.

Lembrar que a Primeira Medicina do Médio Oriente foi na Grécia com Hipócrates, Pai da Medicina. Dentro da mitologia grega surge Hygéia, Deusa da Saúde, da Limpeza, da Higiene e do Saneamento. Neste período nasce a Terapia pelo Movimento, a Fisioterapia, princípios da Homeopatia e a Integração homem com a natureza.

O tratamento médico era mais preventivo que curativo, o oposto que ocorre na atualidade.

Num mundo em conflito, onde a segurança é a bola da vez, a saúde é esquecida como sendo fundamental para uma vida com qualidade e geradora de longevidade.

Cada procedimento para doença vai ser impreterivelmente baseado e dependente do conceito filosófico, ou da forma mental elaborada de saúde, e dos interesses econômicos envolvidos neste processo.

Como penso é como falo e como ajo. Como disse um grande mestre oriental RAMATIS: ”O Ser Humano pensa pelo mental, sente pelo astral e age pelo físico”, mas como nós humanos imperfeitos pensamos uma determinada coisa no mental, sentimos nas emoções algo diferente e na hora de executar ou realizar fazemos totalmente diferente da premissa mental primeva fundamentada.

Os maiores vilões da atualidade no processo de adoecer estão ligados diretamente ao processo alimentar e na incorporação deles na corporalidade humana.

É a Doença Plurimetabólica ou Síndrome X ou simplesmente Obesidade.

E a Obesidade é a doença mãe geradora das doenças da civilização atual. É fator de comorbidade com outras doenças e às vezes o simples fato de se perder peso somem ou minimizam várias enfermidades afins, correlatas ou doenças crônicas degenerativas. Entre elas: hipertensão arterial, diabetes mellitus, cefaleias, enxaquecas, artroses, dislipidemias, gota, cânceres, etc.

A REVOLUÇÃO VERDE

http://www.resumosetrabalhos.com.br/revolucao-verde.html

www.cesjf.br/revistas/cesrevista/edicoes/2007/revolucao_verde.pdf

http://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/agrotoxicos

Período após a Segunda Grande Guerra Mundial onde o pensamento americano capitalista queria produzir muitos alimentos e exterminar com as doenças dos alimentos (fungos, insetos, bactérias, vírus, parasitoses, etc.) usando o excedente das substâncias tóxicas de guerra (indústria fármaco química mundial). Idéia errada baseada na carência de alimentos pós-guerra, na fome e oportunistas capitalistas ligados a mega indústrias alimentares e farmacoquímicas geraram este caos dos agrotóxicos e a total dependência médico, alimentar e financeira. Acabaram criando uma produção agrícola de monocultura no mundo todo e a geração de alimentos mutagênicos que dependem dos transgênicos atuais para produção de um só alimento, degradando o solo, o homem que nele trabalha e o alimento produzido.

Precisamos ser donos do nossos destinos e senhores das nossas vidas. Desenvolver a Educação para a Vida, a Medicina da Vida e a Vida em toda sua plenitude.

Por Mauro Montaury Data:Ago 1, 2015 Comments : 0
 
 

Portais da Vida- Medicina da Vida-Parte II

Por Dr.Mauro Montaury.

Após escrever sobre a porta da frente, o orifício sexual e a porta de trás o orifício dos nutrientes, o ânus.

 

 

Escreveremos sobre as aberturas do corpo.

 

 

Sete são as outras aberturas do corpo:

 

  

 

OLHOS.

 

 

Os olhos são a abertura do fígado.Geralmente são 2 olhos,duas aberturas.

 

Muitas pessoas lavam o rosto, mas não lavam os olhos.

 

Pessoas que trabalham fora estão expostas as minúsculas partículas que entram nos olhos e nos canais lacrimais entupindo eles. Não esqueça de massagear estes canais.

 

Lave os olhos com água fria, limpa ou fervida. Use uma vasilha para poder mergulhar o rosto.Abra os olhos dentro de água e gire-os. Limpa todos os componentes de sujeira e ajuda a manter mais desperto.

 

Os olhos mostram a raiva contida no seu fígado. Mostram seu humor e fala do seu ânimo e de sua vitalidade.Existe exercícios que ao melhorar os olhos ajudam a melhorar seu fígado.

 

Muitas pessoas passam tempo demais diante da televisão. Aproveite este tempo para fazer massagem chi nas mãos e nos pés.Use parte deste tempo para relaxar e fazer meditação da mente vazia.

 

 

OUVIDOS.

 

Os ouvidos são a abertura dos rins.Geralmente são 2 ouvidos.Duas aberturas.

 

Na nossa embriogênese as células embrionárias dos rins migram de células ao redor do pavilhão auricular, na cabeça e desce verticalmente na linha mediana no interior do corpo humano e se estabelece na região das lojas lombares renais.

 

Os rins auscultam os componentes bioquímicos sanguíneos de todo o volume de 150 litros dia que passam pelos rins.

 

Na representação holográfica da orelha externa os pontos de acupuntura local são chamados de auriculopuntura, pois todos estão representados ali. São 120 pontos e muitos acupunturistas usam para curar muitas enfermidades e controle de peso.

 

 

EVITE USAR PIERCING NAS ORELHAS PARA NÃO ADOECER.

 

PIERCING NA LÍNGUA INTERFERE NA SALIVAÇÃO E IMUNIDADE.

 

 

Limpar e exercitar eles farão ficarmos alerta evitando a perda da audição.

 

Usando uma toalha úmida e limpa massageie os ouvidos, o pavilhão como o canal do ouvido. Evite colocar qualquer objeto dentro do conduto.A cera é a proteção contra excesso de barulhos e lubrificação natural dos ouvidos.

 

Existem muitos exercícios massageando anterior e posterior das orelhas; o pavilhão da orelha; o lóbulo da orelha puxando para baixo; manobras do ouvido interno soprando internamente como mecanismo de descompressão feitos com suavidade; estalando dedos na representação do ouvido interno na borda inferior ou osso occipital, beneficiando a cavidade da apófise mastóide.

 

 

NARINAS.

 

 

O nariz é a abertura dos pulmões.

 

É nele que entra a energia vital do ar.

 

Nariz forte e saudável é a chave da vitalidade.Geralmente são 2 narinas.Logo duas aberturas.

 

Após lavar os olhos encha outra vasilha com água limpa de preferência fria e fervida e mergulhe o nariz e o rosto na vasilha e aspire um pouco de água pelas narinas e expirando logo em seguida. Nas primeiras vezes talvez aspire muito fundo e tossirá.com a prática a água entra pela narina e sai pela boca.

 

Caso tenha dificuldade use um dedo para fechar uma narina direita enquanto limpa a narina esquerda, e depois faça o inverso. No início pode sentir uma dor ou desconforto, mas as narinas são como chaminés com muita fuligem depositada por anos ou décadas.

 

Na embriogenese dos pulmões eles brotaram da arvore brônquica que brotou do tubo digestivo de sua porção Antero superior.

 

 

BOCA.

 

 

A boca é a abertura do baço.Geralmente é só uma boca.Uma abertura.

 

Nela vai acontecer o contato com os componentes do meio externo. Vai iniciar o processo de digestão e o organismo vai iniciar a defesa via sistema imunológico a produção de imunoglobulinas,leucócitos e linfócitos.

 

O fluxo de energia no organismo e a expressão facial do rosto do indivíduo são os principais atrativos de uma pessoa. Massagear os músculos da boca para cima ajudam a erguer os cantos da boca.

 

Desenvolver o Sorriso interior e erguer os músculos do canto da boca fortalece a energia atrativa humana.

 

Existe massagem embelezadora da boca que usando indicador e polegar ajudam a fluir o chi dos dedos até a boca.

 

No Taichi existe seqüência de movimentos feito na face, narinas, olhos, testa topo, occipito, orelhas, occipito e retorna que ajudam a fazer fluir o chi.

 

A depressão faz cair os cantos da boca. A aparência alegre, feliz é visto nos olhos e nos cantos da boca.

 

No stress, depressão e tristeza o sistema energético se debilita e vibram em baixa energia, os olhos desanimam com pouco ânimo e os cantos da boca caem.

 

As pessoas não gostam dos deprimidos e estes contaminam as pessoas deixando elas iguais.

 

Lembrar que o baço é um órgão hematopoiético e imunoproliferativo, além de funcionar como cemitério das hemácias, ele produz células linfóides e glicosídeos que fazem opisonização para defesa de bactérias patógenas.

 

Dentro da boca além do processo de digestão e da produção de defesa imunológica temos dois grandes órgãos de portais: língua e dentes.

 

Falamos dos 4 órgãos e das 7 aberturas deles.

 

 

Fonte: Auto massagem chi. Método Taoísta de Rejuvenescimento. Autor: Mantak Chia. Edit.Cultrix

Por Mauro Montaury Data:Set 20, 2011 Comments : 0
 
 

Regressão da Aterosclerose e Doença Crônica Degenerativa-Medicina da Vida. Parte I.

Por Dr. Mauro Montaury.

 

 

Há mais de 10 anos comecei me preocupar e saber se era realmente possível a regressão da aterosclerose.

 

 

Muitos artigos foram publicados no mundo e inúmeras fórmulas apresentadas. Ganha-se muito dinheiro vendendo a eterna juventude. 

 

 

Acontecia um movimento mágico onde as sociedades médicas apresentavam resultados milagrosos na melhoria clínica e esqueciam as atrocidades iatrogênicas maiores com comprometimento de órgãos vitais que eram esquecidas ou deixadas em segundo plano.Exemplos aconteceram nas guerras dos primeiros séculos da Era Cristã e o desenvolvimento da medicina na ocasião. Semelhante situação ocorreu na 1ª e 2ª Grande Guerra Mundial e as atrocidades médicas em campos de concentrações não se pode esquecer. A medicina se desenvolveu com as barbares da guerra. Medicina de Guerra.HISTORIA DA MEDICINA.

 

 

Verdadeiras fórmulas alquímicas eram inventadas com o intuito de retirar metais pesados dos indivíduos ou desentupir vasos, tudo com uma visão mecanicista galênica do ser humano máquina e os vasos sanguíneos tubos que precisam ser desobstruídos. Cada vez mais perdura estes pensamentos no século atual.

 

 

 

A energia vital era totalmente ignorada. HOMEOPATIA e Física Quântica.Conceito de Vitalismo comprovado pela Física Quântica.

 

 

Trocou-se o nome das sociedades médicas, mas leão com pele de ovelha não vira ovelha. A sociedade médica de tal nome vira a nova sociedade médica de novo nome.Ganha-se muito dinheiro com as doenças e as drogas novas e a promessa da eterna beleza, juventude e saúde. O paciente com doença aterosclerótica, que é a população geral, carente de recursos financeiros não dispõe de acesso a este processo extremamente honeroso. Funciona?

 

 

O que de prático e curativo a Medicina da Vida com sua orientação alimentar, hábitos saudáveis, atividade física regular, higiene social e medicação homeopática unicista  podem fazer pelo individuo buscador da sua cura?POSIÇÃO DA ADA 

 

 

Vi muitos pacientes com doenças crônicas degenerativas obterem curas para suas doenças, mudando hábitos alimentares e se curando com medicação única homeopática, quando este possuia força vital curável, apesar do grau avançado da sua doença crônica degenerativa.

 

 

Mas vi uma infinidade de pacientes que não mudaram seus maus hábitos e progressivamente vi morrerem com o cigarro na mão, o copo de cachaça na outra ou comendo toda ordem de proteínas animais, gorduras saturadas, sal, açúcar ou  consumindo inúmeras drogas.Vários adquiriram doenças decorrentes do local da sua moradia, hábitos higiênicos insalubres ou das suas péssimas condições de trabalho. MAUS HÁBITOS DE SAÚDE E ESTILO DE VIDA.

 

 

A última foi um paciente com aterosclerose coronariana, com dislipidemia grave tomando sinvastatina, comendo gorduras saturadas, ingesta de bebidas alcóolicas, sedentário, com insuficiencia coronariana e cardíaca indo fazer transplante de cels tronco para músculo cardíacolesionado,por biopsia de sua crista ilíaca, enxerto autólogo. Inúmeras internações em Unidade de Terapia Intensiva. Não fez seu dever de casa cuidando da sua saúde e  transferiu para o outro ( o médico)  resolver o que ele nunca fez pela sua saúde.TERAPIA COM CELS TRONCO e RISCOS.

 

 

É possível modificar esta realidade? Vi na prática que só existe uma verdade e esta passa pela Alimentação Lacto Vegetariana Crua, Meditação, Atividade física vitalizante aeróbica, andar, bicicleta, hidroginástica, ou atividade física vitalizante  tipo: Tai-chi Chuan, Yoga, Meditação. Associado a Medicina Homeopática Unicista, tudo junto e ao mesmo tempo.A vida sendo vivida em toda sua amplitude.

 

 

Pacientes com dislipidemias que ao mudarem hábitos alimentares e todos os recursos citados acima mudaram o curso de suas doenças. Infiltração gordurosa hepática(esteatose) leve desapareceu e quando esteatose moderada tornou-se leve com a melhora da função hepática e tornaram-se animados, vitalizados e felizes.

 

 

Todas as citações de melhoras e de cura têm prontuário numerado confirmando.

 

 

A cura não depende do médico, este é apenas um administrador de cura quando esta ocorre, a persistência e a manutenção dela depende única e exclusivamente da constância, da persistência, da vontade  e da consciência do paciente.

 

 

Na Homeopatia, na progressão do tratamento, o paciente vai aprendendo a Conhecer-se e identificar:

  • sensações.
  • ilusões.
  • modalidades.
  • temperamento.
  • gênio.
  • humor.
  • características.
  • localizações.
  • modalidades.

 

Suas particularidades definirá seu remédio no Reino específico da Natureza (Vegetal, Animal e Mineral ) onde encontrará sua similitude individual.

Por Mauro Montaury Data:Jun 13, 2011 Comments :1
 
 

As doenças dos indígenas brasileiros após o processo de culturalização da civilização invasora.

Por Dr. Mauro Montaury.

 

O que aconteceu com a população indígena que absorveu a cultura de vida e alimentação da civilização invasora?

 

Os índios brasileiros são o primeiro povo autóctone do território brasileiro.

 

Eram catadores e depois se fixaram em alguns locais onde faziam o cultivo da mandioca e outros alimentos.

 

Pescavam e caçavam animais locais, alimentação de subsistência, e não consumiam produtos industrializados e nem agrotóxicos.

 

 

Não existia hiperfartura alimentar e nem carestia de alimentos para este povo. Quando a região ficava pobre para a sua sobrevivência, os sábios e os conhecedores da natureza escolhiam novo local de fartura alimentar e a tribo com toda sua história de vida se deslocavam para este novo lugar escolhido.

 

Saiam do local, exaurido em caça e pesca, deslocando-se para outra em abundância, deixando aquele para trás e que as grandes forças da mãe natureza regenerassem aquela região.  Não destruíam nada da mãe natureza e eram sabedores que suas vidas dela provinham.

 

Quando agora assisti no rádio, Hora do Brasil, programa que o jovem deixou de assistir, e que deveria tomar consciência da realidade e diversidade nacional, escutaria o cacique reclamando das doenças que nunca existiam na sua tribo e absorção da “Nova Cultura do Homem Branco” Indústria das Doenças, interferindo no seu viver saudavel, na sua ética, na sua alimentação indígena e no consumo de drogas antes não existentes.

 

Não tinham geladeira para guardar os defuntos congelados das carnes animais abatidas. Sabiam que o que matavam de animais não intoxicados, o povo todo tinha que consumir logo, não possuiam nem luz, nem geladeira. A geladeira, fruto do processo resultante da industrialização, gerador de uma indústria da riqueza do capitalismo e gerador de doenças no Ser Humano. A idéia do lucro pelo lucro infiltrou e envenenou seu mental.

 

Os indígenas consumiam a batata, a mandioca que plantavam e os alimentos que coletavam na natureza e mantinham-se num bom estado de saúde pescando e caçando. Acabavam sempre fazendo uma dieta com restrição calórica.

 

 

Com o processo da civilização invasora e o processo de culturalização os indígenas adquiriram seus hábitos alimentares e suas doenças como: gripe, tuberculose, sífilis, alcoolismo, lepra, artrose, hipertensão, diabetes mellitus, entre outras.

 

O índio foi adquirindo maus hábitos alimentares como: sal, açúcar, farinha branca, tabaco, álcool, drogas e o excesso de proteína animal, além da sua degradação ético moral dos degradados das civilizações  da Europa.

 

A civilização indígena não cristã não devia nada à tão evoluída civilização européia.

 

Hoje, temos 60 a 80% de todo Território Norte do Brasil das florestas sendo destruído para dar lugar ao extrativismo degradante e após, geralmente, no mesmo lugar, a pecuária vem a seguir.

 

Ocorreu contaminação da sua água potável proveniente dos rios.

 

Passaram 5 (cinco) séculos da Descoberta do Brasil e o nosso índio forte e varonil hoje é: obeso, hipertenso, artrítico e portador de doenças crônicas degenerativas diversas decorrentes ao uso e abuso do álcool, do tabaco, das drogas, dos produtos industriais e agrotóxicos.

 

Os centenários da Ilha de Okinawa não consomem nada industrializado ou processado. Eles ingerem 5 a 6 vezes dia frutas e verduras e 5 vezes cereais locais e consomem peixe 2 a 3 vezes por semana, da pesca local. São longevos e sadios.

 

Por Mauro Montaury Data:Abr 21, 2011 Comments :1
 
 

Envelhecer é possível evitar? Parte 1

Por Dr. Mauro Montaury.

É possível não morrer?

É possível viver saudável?

É possível evitar as doenças crônicas degenerativas?

É possível não ter um câncer apesar da genética familiar favorecer, as condições  ambientais propiciarem e a atividade profissional predispor?

É possível evitar os acidentes vasculares agudos mortais ou gravemente sequelares?

Existe a possibilidade de se evitar a dor ou o sofrimento desnecessário?

Existe alguma espécie viva quase eterna ou eterna?

 

 

Não existe a vitamina milagrosa do Dr. X, nem o super órgão rejuvenescido do Dr.Franskestein, nem a nova fórmula milagrosa sintetizada pela nanobiotecnologia.

 

Existem algumas algas marinhas seculares que apresentam sistemas de regeneração quase perfeitos, evitando a intoxicação e a deficiência. Foram encontradas bactérias em lavas vulcanicas de altíssimas temperaturas,assim como virus e bactérias hibernando nas baixas temperaturas dos polos.

 

Nos extremos de temperatura incompatível com a sobrevivência humana encontrou-se vida.

 

 

“Não existe nada externo, que faça o que você pessoalmente e individualmente necessita realizar, e sim, apenas, o que só depende única e exclusivamente do nosso ser, o interior da nossa mente, das nossas emoções e do nosso corpo”.

 

 

Cuidado com os tratamentos de reposição hormonal, mesmo individualizados, para ambos os sexos e geradora de alta incidência de hipertensão arterial, dislipidemia, fenômenos flebíticos e embólicos e aumento de incidência de neoplasias.

 

Cuidado com os exames ou tratamentos com alta incidência de Raios X, radiação nos exames contrastados ou não como mamografias de repetição e aparecimento de câncer anos mais tarde.http://medicinasaudeevida.blogspot.com/2010/02/dr-seri-vaisman-mamografia-causa-cancer.html 

Existem outras formas de repor perda óssea sem terapia hormonal. Existem medicamentos não hormonais naturais que podem lhe ajudar muito. Informe com seu médico.

“Diz o conhecimento das tradições que os ensinamentos verdadeiros são os que intrinsecamente contêm sabedoria e se preservaram através dos séculos na pratica diária e na cultura antropológica social de cada povo.” 

 

Vejamos as populações que mantiveram os saberes dos seus ancestrais e evitaram alimentos industriais ou manipulados e usavam uma alimentação lacto vegetariana são povos longevos e com baixa ou nula presença de doenças crônica degenerativa como:

 

·         Hipertensão.

·         Diabetes mellitus.

·         Artrose.

·         Câncer.

·         Obesidade.

·         Doenças demências.

 

Estes povos mantiveram suas culturas tradicionais, conservaram sua antropologia social, seu ecossistema e os seus ritos.

Mantiveram o cuidado com a Vida em toda sua extensão seja:

·         Humana.

·         Antropológico social.

·         Meio ambiente.

·         Alimentação.

·         Exercícios aeróbicos diários.

 

A Vida está ligada ao Movimento, a atividade física e os cuidados com o seu veículo de permanência na Terra, o seu corpo físico.

Não esqueceram a íntima relação com a Natureza e esta energia que dela emana mantendo o espiritual do seu ser equilibrado.  

Mantiveram e conservaram a Ética do Cuidado.

Existem localidades no planeta Terra que pelas adversidades locais, pelas dificuldades de acesso, pela inviabilidade do lucro fácil e da impossibilidade da implantação do capitalismo industrial ficaram protegidas e mantiveram seus costumes e hábitos das tradições.Preservando sua boa carga genética de gens longevos. 

Alguns povos apresentam grande incidência de longevos, baixa ou nula ocorrência de doenças crônica degenerativa, vejamos:

·         Hunzas do Himalaia das Montanhas Krusch.

·         Gregos.

·         Adventistas no mundo todo, quando seguem os preceitos nutricionais da dieta lactovegetariana.Região da California.ASH e The New England Centenerian Study

·         Japoneses da Ilha de Okinawa.Okinawa Centenarian Study

·         Vilcabamba no Equador.

·         Caucaso soviético.

·         Veranopólis na Serra Gaúcha.

·         População do liitoral italiano da Sardenha,Sicília,Mantova,Pádua.Italian Centenarian Study

·         Islândia.

·         População da Nova Guiné.

 

LONGEVIDADE.

Vários outros povos com alimentação quase toda vegetariana e em locais com baixa penetração de alimentos industriais ou processados, mantiveram uma longevidade na sua população.

 Ocorre baixa incidência de doenças crônicas degenerativas. Idosos sadios que se mantiveram ativos com boa saúde mental e física, beneficiados por rede social sedimentadas.

Dieta com pouca gordura, muitos legumes e frutas e pouco sal. Comem pouca carne vermelha e fazem uso de frango,peixe e frutos do mar quando e onde é possível.

VIVEM MODERADAMENTE EQUILIBRADOS.

Fazem caminhadas e repousam 7 a 9 horas dia, além da sesta de 1 hora após almoço.

Convivem com familiares, amigos e na comunidade.

 Apresentam otimistas na fé e esperançosos da vida mantendo uma saúde espiritual e pessoal.

 São portadores de maior penetrância de gens de longevidade.

Encontramos neles baixa incidência de doenças graves neurológicas, baixa incidência de degeneração com características cognitivas ou alterações mentais ligadas as alterações de humor.

Por Mauro Montaury Data:Dez 31, 2010 Comments : 9
 
 

Preguiça-A Mãe das Doenças-Medicina da Vida-Parte I

Por Dr. Mauro Montaury.

 

A preguiça, a falta de ânimo (desalmado sem alma, sem vontade de fazer nada e nem de mudar o que acontece). É o mal do século ,gerador e perpetuador do modus operante de viver.

 

O que acarreta na vida saudável do indivíduo:

 

Falta de higiene em todos planos: físico, emocional, afetivo, pessoal, espiritual.

 

Falta de cuidados com sua saúde diariamente.

 

Falta de Ética do Cuidado.

 

 

Falta de uma orientação alimentar saudável e reeducação alimentar.

 

Falta de fazer feira, de ir direto ao campo, ao produtor que preparou a terra e fornece o alimento com carinho e atenção. (Usam o mais rápido e mais cômodo indo aos supermercados onde encontramos alimentos processados, industrializados, transgênicos, utilizaram agrotóxicos e processaram eles com irradiação ionizante nuclear), adoecemos mais ainda.

 

Falta de vontade de trabalhar, preguiça e desânimo para o trabalho.De onde vem a preguiça?

 

Falta de virtudes pessoais e ocorre a proliferação de vícios que geram a grande população de doenças decorrente ao uso de: tabaco, álcool, drogas, por exemplo. A indústria da doença ganhando com o fornecimento do hábito escravo do consumo compulsivo de drogas medicamentosa lícita ou ilícita, industrial ou alimentar.

 

Falta de atividade física e exercícios com o corpo.Xô,preguiçoso!

 

Falta de estimulação do corpo com ativação, por exemplo, pela manhã ao tomar banho ducha mais fria. Caso não consiga iniciar com água morna e posterior fria.Motivo: estimulação via reação, do sistema neuro muscular e hormonal para o dia que se inicia.

 

FALTA DE ESTMULAR SUA ALMA QUE ACOSTUMOU COM SUA PREGUIÇA.

 

Falta de sol e todos os seus benefícios para o homem e a terra. Difunde-se o medo dos raios de sol e se acomoda para não tomar sol. Não absorve as vitaminas D desdobradas pelo raios solares e sua falta, acarreta deficiência de absorção de cálcio corretamente pelo corpo.Medos dos cânceres dependentes de raios solares.

 

Falta de ânimo, aparecimento da tristeza, desânimo para viver e enfrentar as dificuldades diárias. Quando ocorre frustração por não conseguir resolver uma situação como queria se desanima.

 

Falta de equilíbrio nas diferentes áreas de sua atuação e incapaz de resolver conflitos.

 

FALTA DE EQUILÍBRIO NO VIVER. Apresenta instabilidade emociona.

 

Falta de QI Emocional para lidar com os pequenos problemas pessoais, familiares e profissionais.

 

FALTA DE SABER SEU PAPEL na sua vida, na sua família, no seu trabalho, na sua comunidade, no seu bairro, no seu município, no seu país e na Terra. Problema de identidade.

 

Falta estruturação geral do Ser Humano voltando ele para si mesmo. Falta de autoconsciência.Levante-se já da cadeira e ganhe anos de vida.

 

Falta de responsabilidade pessoal com sua vida e sua saúde, transferindo para os outros ela, e geralmente para os mais próximos: parentes, amigos e colegas de trabalho. Atualmente transferindo para o Estado (Judicialização da Saúde).

 

FALTA DE CIDADANIA, falta de se perceber como cidadão num contexto social e inserido na polis com participação e atividade na vida.

 

 

 

 

FALTA DE COMUNHÃO COM A ENERGIA PRIMORDIAL. Necessitamos permanecer alguma parte do nosso tempo diário não fazendo nada,isto não é preguiça.Parando o cérebro,parando os pensamentos,as emoções,as sensações e desconectando de conceitos ,preconceitos e dogmas.PRECISAMOS MEDITAR, da forma de cada um aprendeu ,independente da Escola Ocidental ou Oriental que vamos seguir.

 

PAZ NO ENCONTRO DE SI MESMO.

Por Mauro Montaury Data:Out 20, 2010 Comments : 4
 
 

A Jornada da Vida_ Medicina da Vida.Parte I

Por Dr.Mauro Montaury.

  

 

A Jornada da vida faz parte do caminho que decidimos seguir ao longo dela.

 

 

 

 

O caminhante aprende caminhando, caminhando, caminhando…

  

 

O caminho é individual, direto, interior, pessoal, intransferível, vivencial e cheio de obstáculos e de surpresas.

 

Ter períodos depressivos no confronto com a realidade é fato corriqueiro. Concretizar ou não a idealização de algo desejado faz parte da vida.

 

 

 

No percurso da vida somos acometidos de perdas de pessoas queridas e especiais e isto faz parte da biografia humana.

 

 

Precisamos envelhecer sadio, sem doenças crônicas degenerativas e com qualidade de vida. Isto se conquista durante a vida desenvolvendo virtudes e aprimorando talentos.

 

Parafraseando grande místico: “Orai e vigiai” vossa saúde com hábitos salutares de vida.

 

 

 

 

 

“Alimentação individualizada, orgânica, vegetariana, natural e funcional para as suas necessidades vitais. Atividade física regular, vida serena sem stress, convivência comunitária, meditação, exercício em movimento tipo Tai Chi, múltiplas atividades cognitivas podem ajudar a envelhecer mais saudável. Tenha atitude altruísta com a vida. Tudo junto pode ajudar permanecer no caminho mais certo e mais sadio.Faça parte da lista dos grandes longevos da humanidade.”

 

 

NASCER,

CRESCER,

ENVELHECER e

MORRER é parte da história humana de cada um.

 

Necessitamos optar, quando ainda no comando da consciência, se queremos:

·         Vida com qualidade, sem doenças crônicas limitantes e envelhecimento sadio ou

·         Vida cheia de doenças crônicas degenerativas em vida, com envelhecimento precoce e morte prematura.

 

VOCÊ É CO-PARTICIPE DA VIDA-OPTE POR ELA.

Por Mauro Montaury Data:Jul 13, 2010 Comments : 18
 
 

SEXUALIDADE,SENSUALIDADE NO ENVELHECER,Parte II

Por Dr. Mauro Montaury

 

Durante grande parte da vida a mulher precisou usar pílulas para não engravidar sobrecarregando seu corpo de hormônios sintéticos. Atualmente no climatério quando seus ovários deixam de funcionar biologicamente, não tendo mais óvulos, usa-se pílulas para terapia de reposição hormonal.

 

 

Quando a mulher estava jovem tomava hormônios para bloquear sua exuberância gonadal e agora na menopausa, quando a gônada não funciona mais ou se encontra deficiente toma hormônios para tentar voltar ao tempo que produzia hormônios! Quem ganha? É a indústria farmacológica nas duas fases (na fase produtiva pílula anticoncepcional e no climatério pílula hormonal como Terapia de reposição hormonal). Quem perde saúde? É a mulher nestas duas fases de sua vida biológica.

 

Terapia de reposição hormonal farmacológica ou não, existe? Pergunte a seu médico os efeitos colaterais envolvendo a ação dos estrogênios, progesterona e testosterona. Lembrar dos efeitos colaterais da tibolona e estudos envolvendo ela na década de noventa, quando foi testada nas mulheres na África, através de órgãos de saúde ligados a Organização Mundial.

 

Esqueceram seus efeitos colaterais da terapia de reposição hormonal gerando tromboses, flebites, cânceres de mama e de endométrio, entre outros… A incidência familiar de cânceres, não é levada em conta? Anos atrás estudavam a tibolona para a possibilidade do uso em reposição hormonal, e como terapia coadjuvante para ajudar o tratamento da osteoporose, os efeitos colaterais eram grandes e graves e agora todos usam… Por quê? Desapareceram os efeitos colaterais? Ou existe uma grande indústria farmacológica induzindo o uso desenfreado dela?

 

 

Orientar que atualmente o uso de isoflavonas, alcalóides derivados da soja, é TRANSGÊNICA?, podem ter efeitos semelhantes a tibolona devido aos hipersensíveis receptores de estrogênios na mama e órgãos genitais feminino.

 

A HOMEOPATIA É TESTADA EM SERES HUMANOS SÃOS E UTILIZADA PARA OS ENFERMOS ESTIMULAREM SUAS FORÇAS CURATIVAS BASEADA NA LEI DOS SEMELHANTES.

(mais…)

Por Mauro Montaury Data:Mar 12, 2010 Comments :Comments Off
 
 

OBESIDADE-STRESS-SEDENTARISMO. PARTE I.

Por Dr. Mauro Montaury.

 

Observamos ao longo de anos uma incidência freqüente. Ao incluir no serviço da Polícia Militar de Santa Catarina, os critérios de inclusão exigidos aos candidatos tem relação de peso e altura, e geralmente esta normalidade solicitada é obedecida.

 

Ao longo dos anos, em atendimento médico profissional fui observando uma relação de proporcionalidade com relação de ganho de peso e tempo de atividade profissional.  

 

Notei que o Peso ao longo dos anos= 1 kg peso / para cada ano de serviço Polícia Militar (PM), em relação ao peso inicial de inclusão na Polícia Militar. Este fato é confirmado, quando em atendimento ambulatorial ou no serviço de pronto atendimento no Hospital Comandante Lara Ribas-Hospital da Polícia Militar (HPM), quando pesamos o paciente e perguntamos qual era o seu peso quando na inclusão. Geralmente quando o paciente procura os serviços médicos este fato é notado. Estes dados se encaixam nas pessoas que apresentam sedentarismo ao longo desta profissão, diferente dos que se preocupam em manter atividade física rotineira como forma mantenedora da qualidade de vida.

 

Outro fato interessante acontece com o PM Bombeiro que normalmente apresenta boas condições da capacidade física, decorrente da necessidade da sua função e sem obesidade.

 

Acontece que, por qualquer motivo de saúde deixa de realizar atividade física de rotina, exigência da função PM Bombeiro, iguala-se agora as características da obesidade do PM geral ou operacional. Estes fatos independem do posto e função exercida.

 

Existe uma característica alimentar peculiar na população dos PM Bombeiros que se alimentam mais de peixes e frutos do mar, grande número deles nadadores, mergulhadores e pescadores e com hábitos de vida do mar.

 

Decorrente do tema geral: Obesidade-Stress-Sedentarismo, apresentam como co-morbidade as doenças crônicas degenerativas:

·         Hipertensão.

·         Gota.

·         Dislipidemias simples ou complexas.

·         Reumatismo.

·         Diabetes mellitus.

·         Dipsomania.

·         Enxaqueca.

·         Constipação intestinal.

·         Dispepsia.

·         Ansiedade.

·         Insônia.

·         Fobia.

 

Os PM que mantêm bons hábitos alimentares (dieta lacto vegetariana crua, frutas, verduras, brotos, pães integrais, pouca proteína animal), e se mantém com atividade física regular, embora, com o stress da profissão, não apresentam obesidade.

 

O stress da vida conflitante é grande causador dos distúrbios alimentares seja por hábitos alimentares errados, pressa da vida civilizada que não permite comer lentamente, mastigando e saboreando os alimentos. Ou alterações nos sucos digestivos, pois não obedecemos à seqüência correta dos alimentos a ser ingeridos:

·         Primeiro as saladas cruas para estimular os sucos digestivos estomacais, duodenais e intestinais. Alimentos vivos. Ativando todas as enzimas para digerir proteínas, carboidratos e gorduras.

·         Segundo os alimentos cozidos, após produção de secreção gástrica vamos comer cereais, leguminosas, brotos, etc.

·         Terceira etapa pode completar com vagens, feijões, grão de bico, etc.

 

Nosso processo cultural automaticamente interfere no nosso hábito alimentar.

 

Diz as palavras dos povos que:

 

“Fazemos de tudo: Brigamos com amigos e inimigos. Explodimos com chefes ou subalternos. Desentendemos com familiares. Largamos empregos. Entramos e saímos de países. Mas a coisa mais difícil é mudar hábito alimentar ou desenvolver virtudes.”

 

Dependente da consciência e obrigatoriamente da vontade, vamos ter que querer e interferir no processo cultural e civilizatório da nossa formação, se quisermos modificar hábitos alimentares.

 

Precisamos desenvolver técnicas anti stress através de:

·         Meditação

·         Taichi

·         Yoga

·         Ginástica respiratória

·         Atividades esportivas não competitivas ou de defesa e/ou confronto corporal.

·         Hidroginástica

·         Artes de defesa pessoal.

·         Técnicas de autocontrole e equilíbrio interno.

 

Várias destas atividades são desenvolvidas em diferentes policias, em diferentes Estados e Países, antes e depois da atividade operacional, com função anti stress e de equilíbrio para a ação comedida e pensada.

 

A finalidade das atividades citadas acima é manutenção da saúde e mental, emocional e física, além do desenvolvimento espiritual, tão necessário neste mundo atual, cheio de conflitos e hetero-agressividades.

 

“Não existe doenças, existe sim, maus hábitos, retire eles e as doenças desaparecerão.” Dizia Are Waerland, médico, pesquisador e criador de uma técnica natural de cura pela alimentação.

Autor: Dr. Mauro Montaury.

Por Mauro Montaury Data:Fev 20, 2010 Comments :1
 
 

SEXUALIDADE/SENSUALIDADE NO ENVELHECER. Parte I

Por Dr. Mauro Montaury.

Sexualidade no envelhecer deve ser analisada como um processo que ultrapassa o cotidiano normal. Faz parte de experiência na vida que através da vivência individual acrescenta sentido a ela.

A sexualidade compreende mecanismos complexos que vão desde o simples processo de diferenciação sexual, função gonadal, órgãos genitais até processos complexos envolvendo instinto sexual, função orgástica, busca do prazer e todas as emoções neste processo.

Quando um intenso desejo sexual nos mobiliza, ele o faz no organismo inteiro. Nosso coração acelera, altera o ritmo respiratório, desencadeia liberações hormonais e gonadais e a finalidade ultima é nos satisfazer, então o instinto sexual é liberado… O prazer mais intenso tem como finalidade satisfazer o desejo mais intenso.

Viver só para realizar ato sexual, sem desejo, não dá prazer. É puro genitalismo. Aqui entra o uso desenfreado do comprimido azul… Existe cada vez mais a constante preocupação no uso de técnicas cuja finalidade é manter a ereção e a obtenção do orgasmo. O processo obsessivo do orgasmo prejudica a obtenção do prazer. A pessoa na terceira idade é mais livre de preconceitos e tabus, não precisa se preocupar com a reprodução, como função biológica, podendo vivenciar o prazer.

O objetivo no processo da sexualidade deve não só ser o prazer, mas sim ajudar a desenvolver em si uma excelente sensualidade.

Devemos despertar a sensibilidade no ser humano que galgou tempo na sua vida. A sensualidade é a sensibilidade global aos estímulos de prazer, não só genital. Lembrar que a sexualidade nesta face se troca quantidade por qualidade e demora mais atingir a excitação, assim como demora mais para desaparecê-la.  

 Sensualidade é sentir prazer pelo dia que começa quando os primeiros raios de sol entram no quarto, o prazer do cheiro de pão caseiro que vem da cozinha, a água, o banho, a brisa da tarde, as carícias, os beijos da mulher amada. A pessoa que desenvolveu o ser sensual no seu corpo é todo receptivo ao contato corporal.

O ato sexual não pode ser reduzido à exercitação da sensibilidade genital. Todas as partes do nosso corpo são sensuais. Precisamos aprender a usufruir dos prazeres cotidianos. Precisamos nos libertar da avidez, da posse e da culpa, que interferem no medo da impotência e que dificultam o orgasmo.

O idoso necessita reforçar sua própria identidade, aprender os caminhos para desenvolver seu prazer e o prazer pela Vida. Ele precisa se libertar da idéia do corpo associado à dor, doença e sofrimento. O prazer não é sinônimo de superficialidade, frivolidade, materialismo, mas sim a percepção do ser humano sensível,atingindo a unidade deste ser.

É necessário sentir todas as manifestações ligadas à arte, musica, dança, etc. O ato de viver, em si mesmo é maravilhoso. O corpo não é escravo do espírito e sim o integrador de sua alma. (mais…)

Por Mauro Montaury Data:Jan 9, 2010 Comments : 0